Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Governo e CPERS instalam mesa de negociação

Governo e CPERS instalam mesa de negociação
23 janeiro
11:22 2015
HELENIR Oliveira, presidente do Cpers e o secretário Vieira da Cunha

HELENIR Oliveira, presidente do Cpers e o secretário Vieira da Cunha

Governo e CPERS Sindicato estiveram reunidos, na manhã de ontem, pela terceira vez desde o início desta gestão. O encontro instalou oficialmente o que o sindicato classifica como mesa de negociação, e serviu para que fossem tratados temas como o pagamento do piso nacional do magistério e a nomeação de professores aprovados em concurso público.

Participaram da reunião o governador José Ivo Sartori, o secretário da Educação Vieira da Cunha, a presidente do CPERS, Helenir Oliveira e outros representantes do sindicato.

“A postura, tanto do sindicato, quanto do governo, é de diálogo e construção, e isso é muito importante. É um ambiente propício para que encontremos juntos uma saída para os impasses que se apresentam, como o pagamento do piso”, avaliou o secretário Vieira da Cunha.

Sobre a questão salarial, Vieira voltou a afirmar que os cofres do Estado não suportam o impacto financeiro que o pagamento do piso resultaria, e frisou a importância do auxílio da União.

“Nós achamos que o professor precisa ser bem remunerado e concordamos com o aumento real de vencimentos dos professores, mas precisamos encontrar fonte de financiamento para esta obrigação legal. O governo Sartori quer cumprir a lei, mas precisa do apoio e da parceria do governo federal”, afirmou Vieira.

O tema, inclusive, já foi tratado pelo secretário com o ministro da Educação, durante reunião no início do mês em Brasília.

“Na primeira reunião que nós tivemos com o ministro Cid Gomes, todos os secretários de Estado da Educação disseram que o repasse de verbas federais para o pagamento do piso nacional do magistério é fundamental para que cumprir a lei. O ministro, que recém estava assumindo o cargo, disse que recebia essa nossa reivindicação como um pleito, que ele iria estudar, e dar oportunamente um retorno. Este assunto já está pautado com o governo federal”, disse o secretário.

Sobre os itens que não possuem repercussão financeira, Vieira e o governador Sartori manifestaram concordância total, principalmente na questão da nomeação de professores aprovados em concurso. Já os pedidos que precisam ser avaliados pela Secretaria da Fazenda, serão analisados nos próximos dias.

“Amanhã mesmo farei uma reunião com o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, para avaliarmos o impacto financeiro das reivindicações (como o fim do estorno do vale-refeição) que serão objeto de estudo por parte da área fazendária. Assim que nós tivermos este estudo, daremos retorno ao CPERS Sindicato”, informa Vieira.

A presidente do CPERS, Helenir Oliveira, se disse satisfeita ao sair da reunião.

“A partir de hoje, foi formada a mesa de negociação. Foi positiva a reafirmação da nomeação de concursados, inclusive com a palavra do secretário, dizendo que isto é cumprir a constituição e isso nos deixou muito satisfeitos”, avaliou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções