Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

PRESÍDIO REGIONAL : Apenados constroem casinhas para cães de rua

PRESÍDIO REGIONAL : Apenados constroem casinhas para cães de rua
25 junho
08:45 2018

De acordo com um famoso ditado popular, a mente vazia é terreno fértil para ideias ruins. No Presídio Regional de Pelotas (PRP), os apenados que participam do projeto Mão de Obra Prisional (MOP) mantêm-se ocupados na construção de casas para cachorros errantes e comunitários.

A matéria prima é doada por empresários locais e pela própria comunidade e transportada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) até o PRP.

O diretor de Monitoramento Eletrônico do PRP, Hamilton Martins, conta que a iniciativa foi criada em 2015, na gestão do diretor Flúvio Bubolz, como uma maneira de manter os presos ocupados e produtivos durante o período de cumprimento da condenação, além de oferecer uma gratificação através da redução da pena – a cada três dias trabalhados o apenado tem um dia descontado de sua pena.

“Consequentemente, todas as partes saem ganhando: o apenado que tem a redução de sua pena conforme os dias de trabalho, e os animais que recebem as casas”, destacou o diretor de Monitoramento Eletrônico, Hamilton.

A matéria prima é doada por empresários locais e pela própria comunidade

A matéria prima é doada por empresários locais e pela própria comunidade

A ideia ganhou o apoio do Poder Público e da comunidade e, atualmente, integra a estratégia Segunda Chance do Pacto Pelotas pela Paz, com o objetivo de reinserir os apenados no convívio social e de prevenir a reincidência após o cumprimento da pena.

PARA PARTICIPAR

Hoje quatro presos participam da produção das casas para os cães errantes. Para participar da atividade, Hamilton explica que é preciso manter bom comportamento depois de ingressar no sistema.

Inicialmente, quando o projeto foi criado, eram produzidas até seis casinhas por semana. Mas, a depender do empenho da comunidade em arrecadar e doar os materiais para a confecção dos abrigos – como tábuas, telhas e pregos – os apenados podem produzir até 15 unidades por semana.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções