Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Projeto do curso de eletrônica é um dos finalistas da 12ª Febrace

13 março
15:25 2014

febrace ifsul 3Um projeto desenvolvido por três estudantes do curso técnico em eletrônica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – câmpus Pelotas é um dos finalistas da 12ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece de 18 a 20 de março, em São Paulo. A ideia que será apresentada na capital paulista – um bafômetro criado para controlar a ignição de veículos automotivos – foi selecionada entre 1,8 mil trabalhos de escolas públicas e privadas de todo o país e está concorrendo a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada de 11 a 16 de maio, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Professor Igor supervisiona trabalho dos alunos

Professor Igor supervisiona trabalho dos alunos

O interesse em criar o protótipo surgiu como proposta para solucionar um problema real, segundo os alunos Augusto Silva, Felipe Pinz e Jarbas Carriconde, idealizadores do projeto. Os pais de Augusto e Felipe, que trabalham no transporte de cargas, sempre mostraram preocupação com o alto índice de acidentes ocasionados pela ingestão de bebidas alcoólicas. Foi a partir daí que o trio começou a pensar um dispositivo eletrônico para controlar o sistema de ignição de caminhões, acoplado a um bafômetro tradicional. Com exceção do sensor de álcool, toda a tecnologia foi desenvolvida no próprio curso, no Laboratório 14.

Os professores Rafael Galli e Igor da Rocha Barros, orientador e coorientador do projeto, respectivamente, explicam que o condutor do veículo é submetido a um teste para verificar a quantidade de álcool no sangue toda vez que for necessário ligar o automóvel. Um display LCD informa ao motorista o instante em que ele deve soprar em um etilômetro – sensor que permite detectar o nível alcoólico. Conforme os níveis detectados e a lógica de programação do dispositivo, o veículo será ligado ou não. Caso a ignição seja bloqueada, será mostrada a quantidade de álcool detectada em um sequencial de LED’s.

Devido à sua praticidade e simplicidade, o controlador de ignição proposto pode ser instalado em carros, motos e caminhões. O dispositivo deve ser instalado em série, entre a chave de partida do veículo e o restante do sistema de ignição.

“Este protótipo tem como objetivo inicial atender principalmente empresas que possuem frotas de veículos, para possibilitar que haja um controle sobre seus motoristas quanto ao nível de alcoolismo, e consequentemente evitando prejuízos maiores, desde financeiros até perda de vidas”, ressalta Barros.

O bafômetro como controle de ignição em veículos automotivos foi apresentado pela primeira vez na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em novembro do ano passado, em Novo Hamburgo. De lá para cá, o trio de estudantes trouxe ainda mais inovações ao protótipo, que em breve terá também uma câmera acoplada para reconhecimento facial, o que evitará que um condutor aprovado no bafômetro possa passar a direção a outro, com índice de álcool no sangue acima do permitido pela lei.

“Na Febrace, em São Paulo, ainda não teremos o reconhecimento facial, mas evoluímos bastante nesse estudo e já estamos registrando a imagem no sistema. Acredito que em seis meses estaremos com mais esse diferencial pronto para uso, inclusive para utilização via celular, através de em um sistema operacional móvel (Android)”, projeta Galli.

Jarbas, professor Igor e Augusto

Jarbas, professor Igor e Augusto

Laboratório 14, celeiro de talentos
Ter força de vontade e acreditar que é possível ir além. Essa é a receita para os alunos que pretendem ingressar no Laboratório 14, local onde são desenvolvidos os projetos de pesquisa do curso técnico em eletrônica e considerado o ambiente ideal para o estudante que deseja muito mais do que o conteúdo ministrado em sala de aula.

Criado em 2006, o espaço conta com uma série de equipamentos, que oferecem suporte para a criatividade e o aprendizado dos alunos. Do Laboratório 14 já saíram dezenas de projetos premiados em importantes eventos de ciência e tecnologia do país, inclusive com reconhecimento internacional, como a competição de robôs criados com base em inteligência artificial e reaproveitamento de peças, um dos participantes da feira O Jovem e a Ciência, realizada em maio do ano passado, em Milão, na Itália. Das três premiações disputadas por estrangeiros, o IFSul – câmpus Pelotas levou a mais cobiçada: o prêmio Excellence in Computer  Science, certificado de excelência da Intel – a produtora de microcontroladores mais popular do mundo.

“Nunca fomos a São Paulo, será a primeira vez. A expectativa é grande, porque é uma oportunidade de ampliar a visibilidade do nosso projeto e mostrar o que é feito no Laboratório 14”, avaliam Augusto, Felipe e Jarbas.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia. Seu objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo. Somente em 2013 a mostra envolveu mais de 24,5 mil alunos de todos os estados brasileiros no desenvolvimento de projetos investigativos.

Fotos/Crédito: Alexandre Abreu

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções