Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Segurança reforçada em mais três bairros

Segurança reforçada em mais três bairros
31 julho
09:49 2014

Policiamento Comunitário implantado no Obelisco, Vasco Pires e Dunas

Na noite desta terça-feira o programa de Policiamento Comunitário foi apresentado aos moradores do Obelisco, do Vasco Pires e do Dunas, no Areal, Zona leste de Pelotas. Os quatro policiais, moradores das localidades que compõem o 6º Núcleo, sargentos Hermes e Pelufe, e soldados Matheus e Demarco, passam a ser a referência de segurança para a comunidade.

O prefeito Eduardo Leite diz que embora a segurança pública seja uma atribuição do Estado, a Prefeitura investirá cerca de R$ 300 mil ao ano no programa, para auxiliar na moradia dos policiais, pois é uma demanda da população. Para ele, o programa é um grande passo no sentido de contribuir para a sensação de segurança da comunidade. Ele citou outras duas ações do Município que contribuem com a segurança – a ronda escolar, feita pela Guarda Municipal (GM), e o videomonitoramento feito pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) em parceria com o Estado, por meio de câmeras de segurança espalhadas pela cidade.

O programa, implementado em apenas 14 municípios do Estado, foi lançado em Pelotas há 50 dias, e ao longo deste período vem sendo apresentado para as comunidades. São 11 núcleos – dez fixos, espalhados por todos os bairros do Município, e um de coordenação. O próximo e último lançamento será do 5º Núcleo, que atenderá a comunidade do balneário dos Prazeres e Colônia Z3.

De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel André Luís Ottoneli Pithan, o programa foi viabilizado por meio de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Com a proximidade dos policiais, eles conhecem a rotina, conquistam a confiança da população e com isso conseguem atuar na prevenção à violência. Como não terão um posto, apenas uma viatura, os policiais circularão pela área durante todo o período. Em escolas, igrejas, estabelecimentos comerciais e residências, passando a fazer parte do dia a dia da comunidade.

OBELISCO, Vasco Pires e Dunas são os locais contemplados

OBELISCO, Vasco Pires e Dunas são os locais contemplados

Pithan lembra que os policiais atuarão em duplas que se revezarão no trabalho, porém não serão 24 horas por dia. Em geral o período de trabalho será entre 7h e 0h. Em casos de eventos em horários diferentes e que necessitem da atuação deles, a alteração poderá ser feita. Mas “se trabalharem à noite, não trabalharão durante o dia, pois são humanos.” Fora do horário da equipe, o atendimento será feito diretamente com o comando, como era feito antes da implementação do serviço.

No contato cotidiano e em reuniões periódicas de trabalho com a comunidade serão definidos os locais e os horários em que a presença dos policiais é mais necessária no bairro. Nestes encontros também serão apresentados relatórios diários do programa, para avaliação do trabalho. Neles constarão onde os policiais estiveram durante o dia, com quem se reuniram e as informações obtidas. As informações repassadas pelos moradores serão mantidas sob sigilo.

SISTEMÁTICA – O programa tem caráter permanente, e os policiais destacados para cada bairro, assim como as viaturas, não poderão ser redirecionados para outra localidade ou atividade. Existe verba garantida para a manutenção e combustível das viaturas. Além disso, as equipes do Policiamento Comunitário não estão sozinhas. Eles contam com o serviço de inteligência da Brigada, do Pelotão de Operações Especiais (POE) e da Patrulha Maria da Penha.

O vereador tenente Bruno, que também é policial militar, lembra que a viatura também poderá ser vista parada em locais onde os policiais farão refeições ou usarão o banheiro. O que está previsto na jornada deles, e não constitui irregularidade.

Os moradores podem entrar em contato com a viatura de prefixo 9859 pelo telefone 53.8436-4495. Em caso de emergência os moradores podem ligar para o 190 ou para o telefone 53.3227-7171. Os telefones do 4º BPM são 53.3309-5300 e 3309-5399 e o e-mail:[email protected].

Também participaram da cerimônia a vice-prefeita Paula Mascarenhas, representantes das associações dos bairros do 6º Núcleo, o capitão Bastos Alves, representando o Subcomando do 4º BPM, e integrantes do Batalhão.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções