Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

UFPel abre canal para denúncias de agressões e violência

29 abril
09:12 2014

A UFPel está abrindo um canal permanente para denúncias e registros de agressões e de violências, como assaltos e roubos, sofridas pela comunidade universitária. Quem for vítima de violência nas ruas, como ataques de gangues ou assaltos, poderá enviar mensagem para o mail [email protected] . Além do registro do caso na UFPel, a informação será imediatamente repassada à Brigada Militar, que a usará no combate ao crime, na solução das ocorrências e na prevenção de novos fatos destes tipos. O envio do mail não substitui a feitura do Boletim de Ocorrência (BO).

Este foi um dos encaminhamentos resultantes da reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (28), entre o reitor Mauro Del Pino e o comandante do 4º BPM, tenente-coronel André Pithan. A onda de violência nas ruas da região dos campi da UFPel e um novo tipo de agressão, feito por gangues a acadêmicos da Universidade, aparentemente sem motivos, levou o reitor a convidar o comandante da BM para uma audiência.

Mauro Del Pino e o comandante do 4º BPM, tenente-coronel André Pithan

Mauro Del Pino e o comandante do 4º BPM, tenente-coronel André Pithan

A disponibilidade do e-mail é uma das ferramentas que a Universidade e a Brigada Militar, dentro da parceria estabelecida há um ano no combate à violência nas ruas, usarão a partir de agora. Será reforçada e ampliada a distribuição dos panfletos com orientações sobre a prevenção a assaltos feito pelos setores de Comunicação da UFPel e BM no ano passado. A campanha prevê ainda a confecção de cartazes e a publicação de um slider na página da UFPel contra a violência e que ligará a todos os materiais informativos e ao mail para registro de denúncias.

Também dentro do conjunto de ações da UFPel e BM, será realizada, provavelmente na próxima terça-feira, dia 6, às 14h , na Reitoria, reunião com a Vigilância Universitária, para aproximar e integrar este setor com a Brigada Militar. O reforço na distribuição do material com orientações preventivas de violências será feito a partir deste encontro.

Comunitário

Na audiência, que teve a presença também da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, e do coordenador de Relações Institucionais da UFPel, Hemerson Pase, o comandante do 4º BPM informou que dentro de 30 dias estará em funcionamento, na região do Porto, o Policiamento Comunitário. A estratégia visa uma maior inserção da Brigada na região, que contará com uma viatura de patrulha exclusiva para esta zona da cidade. A ação deverá aumentar em muito a sensação de segurança e a capacidade de prevenção de ocorrências e de resposta a chamados na região.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções