Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

VIOLÊNCIA : Insegurança na Zona Rural é debatida

19 junho
08:24 2017

Comunidade e autoridades discutem em Monte Bonito o assustador aumento da violência no interior do município

Várias ocorrências não constam nas estatísticas, mas estão bem vivas na lembrança da comunidade, a qual se sente insegura e impotente diante do crescimento assustador da violência na antes pacata zona rural de Pelotas.  Roubos seguidos de atos violentos ocorrem em qualquer dia, a qualquer hora, nas diversas regiões da zona colonial, deixando não só prejuízos materiais, mas também relevantes traumas nas vítimas da bandidagem.

Foi com foco nesse problema que na sexta-feira ocorreu reunião na Comunidade São Judas Tadeu, em Monte Bonito, promovida pelo vereador Eder Blank (PDT), na qual participaram cerca de 100 moradores de várias localidades da Colônia mais representantes da Brigada Militar (BM), Policia Civil e Secretaria Municipal de Segurança.

O que os moradores queriam ouvir, não ouviram: que a BM ou Guarda Municipal (GM) teriam unidades fixas na região colonial. As duas instituições estão presentes, no entanto, atuando em ações de caráter ostensivo-convencionais, do tipo preventivo. Nesse sentido, a GM está mais próxima das comunidades rurais, com a Patrulha Rural.

“Precisamos que a comunidade registre as ocorrências para que possamos concentrar ações de combate aos crimes que estão ocorrendo”, observou o capitão Sandro, da BM, salientando que são poucos os registros formais de roubos e outros tipos de violência, mas que a BM nunca deixou de atender aos chamados da comunidade. Os moradores reclamam das dificuldades para fazerem o registro, principalmente em função da locomoção até a cidade. Também reclamam que nem sempre é possível o contato com os telefones de emergência da BM para chamar o socorro.

A delegada Márcia Chiviacowsky insistiu na questão no registro da ocorrência para que possa haver investigação dos fatos ocorridos e se busque a reparação dos danos e punição dos responsáveis. O chefe da GM, Ladislau Neto apontou algumas ações preventivas que estão ocorrendo na Colônia com a implantação da Patrulha Rural, as quais tendem a melhorar a partir do aumento do efetivo da instituição a partir do concurso público em tramitação.

“O importante é que agora as autoridades estão sabendo da situação, que é grave e muito preocupante. E a partir daí creio que se possa formatar algumas ações que garantam um pouco mais de segurança à comunidade”, salientou Eder Blank.

)ENCONTRO reuniu moradores na sua maioria vitimas de roubos que se repetem

)ENCONTRO reuniu moradores na sua maioria vitimas de roubos que se repetem

REFORÇO – O vereador expôs, também, sua luta por melhorias no sistema de segurança na zona rural. É dele iniciativa junto ao governo do estado para o repasse de recursos de programa do governo federal para videomonitoramento eletrônico em pontos estratégicos na Colônia. A demanda está em tramitação.

Blank também pediu ao deputado federal Pompeo de Matos (PDT) e teve dele a garantia de emenda ao Orçamento da União de 2018 de verba específica para aquisição de seis viaturas destinadas à Patrulha Rural. Noutra investida, o edil conseguiu junto à iniciativa privada recursos para que a GM adquira duas armas calibre 12 para suas ações. A efetivação da doação ainda não correu em função da tramitação burocrática que envolve a ação.

(Augusto Santos)

FOTOS: Daniel Vilela/Especial DM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções