Dirigentes dos clubes da segunda divisão se reúnem em Santa Cruz
Diante da hipótese de que apenas uma equipe seja promovida da segunda para a primeira divisão em 2015, os dirigentes dos clubes da Divisão de Acesso se reúnem nesta quinta-feira, às 10h30, em Santa Cruz do Sul. A finalidade é tirar uma posição em conjunto para apresentar ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto.
A iniciativa da reunião foi do presidente do São Luiz, Sadi Pereira. O Santa Cruz se propôs em sediar o encontro em função de sua localização geográfica, que facilita a viagens dos demais representantes de clubes. O presidente do Santa Cruz, Tiago Rech, acredita numa tomada de posição. “Espero que saia um documento da reunião ou uma comissão para ir falar com o presidente da federação”, afirma. “Se houver essa redução, será a falência da competição”, completa.
De maneira extraoficial, a Divisão de Acesso do próximo ano deverá promover apenas um time para a primeira divisão. Já o Gauchão terá três rebaixados. Assim será colocada em prática a intenção de reduzir o número de participantes na elite do futebol gaúcho. O modelo se repetiria em 2016, reduzindo o número de clubes no Campeonato Gaúcho, a partir de 2017, para 12 clubes. Até este ano, ascendiam três e caiam também três.
Legalidade
Uma das análises a ser feita na reunião de hoje é sobre a legalidade desta redução do número de clubes que irão subir para a primeira divisão em 2015. O vice-presidente do Pelotas, Flávio Gastaud, lembra que atual regra vigente estabelece a queda de três equipes e o acesso de outras três. Lembra também do Estatuto do Torcedor, que exige que uma mesma fórmula seja repetida em pelo menos dois anos seguidos. O Gauchão deste ano teve mudança, com abolição da decisão do primeiro turno.
Os 16 do acesso
- Pelotas
- Esportivo
- São Luiz
- Tupi
- Glória
- Riograndense
- Inter/SM
- Brasil/FAR
- Cerâmica
- Santo Ângelo
- Panambi
- Santa Cruz
- Nova Prata
- Rio Grande
- São Gabriel
- Guarani/VA