SÉRIE B : Maratona de 38 rodadas em 6 meses
Com a realização de quatro partidas começa nesta sexta-feira, o Campeonato Brasileiro da Série B. Uma competição longa: 38 rodadas e seis meses de disputa. Vai se estender até o dia 25 de novembro. Os quatro primeiros colocados sobem para a primeira divisão de 2018; e os quatro últimos caem para a Série C do próximo ano.
A cada edição tem um clube grande – como o “estranho” na Série B. O grande de 2017 é o Internacional, que foi rebaixamento pela primeira vez em sua história no ano passado. Geralmente, o time de clube grande cai num ano, mas retorna na temporada seguinte. Não quebrar essa regra é o desafio do Colorado de Porto Alegre. É preciso voltar à primeira divisão – mesmo que seja com sofrimento como ocorreu com o Vasco no ano passado.
Os outros rebaixados na temporada passada foram América/MG, Santa Cruz e Figueirense. Já os quatro, que subiram da Série C em 2016, são Boa Esporte, Guarani, Juventude e ABC.
É uma competição verdadeiramente nacional, com representação de todas as regiões do país. O Rio Grande do Sul é o único que está com três representantes. Santa Catarina, que no ano passado tinha times, agora está com dois: o Avaí subiu para a Série e o Joinville foi rebaixado para a C. Um deles foi substituído pelo Figueirense, que desceu da primeira para a segunda divisão.
Rio Grande do Sul – Internacional, Brasil e Juventude
Santa Catarina – Figueirense e Criciúma
Paraná – Londrina e Paraná
São Paulo – Guarani e Oeste
Minas Gerais – América/MG e Boa Esporte;
Goiás – Vila Nova e Goiás
Mato Grosso – Luverdense
Pernambuco – Santa Cruz e Náutico
Alagoas – CRB
Rio Grande do Norte – ABC
Ceará – Ceará
Pará – Paysandu
Primeira rodada
Sexta-feira, 12/5
CRB x Ceará – 19h15
Luverdense x Juventude – 20h30
Guarani x Brasil – 20h30
Náutico x América/MG – 21h30
Sábado, 13/5
Boa x Vila Nova – 16h30
Criciúma x Santa Cruz – 16h30
ABC x Paraná -16h30
Londrina x Internacional – 16h30
Goiás x Figueirense – 19h
Paysandu x Oeste – 21h