Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

 Mais recentes

ACESSO : A ideia é manter 3 vagas

07 novembro
09:47 2014

Clubes querem reunião com Novelletto para antes do Congresso Técnico

Doze dos 16 clubes da Segunda Divisão se reuniram nesta quinta-feira em Santa Cruz do Sul a fim de tomar uma posição contra a redução de três para um time no acesso para a primeira divisão em 2015. A decisão foi pelo envio de documento ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, pedindo a realização de uma reunião em “data anterior ao Congresso Técnico da Primeira Divisão”. Só que a entidade se antecipou e já divulgou ontem o regulamento do Gauchão de 2015, confirmando a queda de três equipes para a Segunda Divisão de 2016.

O encontro nos Plátanos (estádio do Santa Cruz) reuniu os dirigentes de 12 clubes. Além do anfitrião, os presentes foram Riograndense, Inter/SM, Guarani/VA, Rio Grande, São Gabriel, Panambi, Esportivo, Glória e Nova Prata. Os quatro ausentes: Santo Ângelo, Tupi, Brasil de Farroupilha e Cerâmica. O Pelotas esteve representado pelo vice-presidente Flávio Gastaud e pelo diretor-executivo do futebol Sérgio Ferreira.

Dirigentes dos clubes da Segunda Divisão discutem hipótese de redução de vaga no acesso em 2015 Foto: Bruno Pedry/Gazeta do Sul

Dirigentes dos clubes da Segunda Divisão discutem hipótese de redução de vaga no acesso em 2015
Foto: Bruno Pedry/Gazeta do Sul

A ideia inicial dos clubes é manter as três vagas no acesso à Série A. Como três times serão rebaixados, a primeira divisão se manteria com 16 equipes, o que contraria aos interesses da empresa de televisão, que compra os direitos de transmissão de jogos do Gauchão. A exigência da RBS é que sejam reduzidos dois participantes por ano, determinando que, em 2017, o Campeonato Gaúcho seja disputado por apenas 12 times.

AVALIAÇÃO – O diretor do Pelotas, Sérgio Ferreira, avaliou como positiva a reunião de Santa Cruz. “Foi muito boa, porque é uma oportunidade rara de os clubes conversarem entre si”, disse. Ele lembrou que os dirigentes não receberam até hoje nenhuma informação de que irá subir apenas um time em 2015. “O que se sabe é de notícia através da mídia. E essa dúvida que queremos tirar numa reunião com o presidente da federação”, completou Ferreira.

Gauchão 2015

Mesmo que a fórmula de disputa e o regulamento não tenham sido aprovados pelos clubes, a Federação Gaúcha de Futebol já publicou em seu site as normas para o Campeonato Gaúcho de 2015. Está mantido o rebaixamento de três times para a Segunda Divisão de 2016. Caem os três de pior desempenho ao final da etapa classificatória.

Os 16 times do Gauchão irão jogar todos contra todos em turno único. Ao final das 15 rodadas, os oito primeiros colocados se classificam para as quartas de final, quando haverá o enfrentamento do primeiro contra o oitavo, do segundo contra o sétimo e assim por diante… Em jogo único.

As semifinais também serão disputadas em jogo único. Já a final será realizada em ida e volta.

 

Comentários ()

Seções