Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Câmara inaugura painel de ex-vereadoras

Câmara inaugura painel de ex-vereadoras
10 março
17:51 2014

Elas deixaram o exemplo da mulher pelotense na Câmara Municipal: Suely Gomes de Oliveira, Cecília Hypólito, Virgínia Fetter, Miriam Marroni, Maria Elisabete Rodrigues, Diosma Nunes, Jacira Santos, Pastora Ieda e Zilda Burkle. Enfrentaram o preconceito, acreditaram em seu potencial e fizeram, da tribuna, a arma para reivindicar e lutar pela igualdade e a justiça social.

Homenagem marca Dia da Mulher de 2014

Homenagem marca Dia da Mulher de 2014

Faltava homenageá-las. Por isso, nesta segunda-feira, 14 de março, quando o Legislativo realizou café da manhã para receber representantes das mulheres de Pelotas, um painel com fotos das nove ex-vereadoras foi inaugurado por proposição do vereador Marcos Ferreira (PT). “Esta era uma dívida dos homens parlamentares com todas as mulheres”, afirmou Marcola.

A diretora da Câmara, Mariluce Kurz Vieira, fez questão de lembrar que as ex-vereadoras “dedicaram um período de suas vidas a nos representar”. Ela também agradeceu ao presidente Ademar Ornel (DEM) e aos demais vereadores, bem como às servidoras, estagiárias e assessoras que têm lhe possibilitado administrar a Casa, e pediu às convidadas para “lutarmos para que as demandas das mulheres sejam contempladas e que na próxima eleição tenhamos muitas vereadoras aqui, embora estejamos bem representadas pelos homens”.

Vergonha – O vereador Tenente Bruno (PT) , que criou a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres na Câmara, disse que, muitas vezes tem vergonha de ser homem e branco. “Mais de 87% das agressões às mulheres ocorrem dentro do lar”, afirmou, ressaltando que assistiu ao filme “12 anos de escravidão”, e que pôde entender o que passam os negros.O parlamentar convidou os presentes para a audiência pública que realizará na próxima sexta-feira, 14/03, às 10h, intitulada “Lugar de mulher é onde ela quiser”, sobre a mulher no campo profissional.

O presidente Ademar Ornel disse que parabenizava as ex-vereadoras em nome de todos os parlamentares. “Precisamos ter um olhar de valorização para a mulher, por tudo que ela representa”, afirmou. Ele lamentou a ausência das mulheres do Poder Executivo na homenagem, para dividirem aquele momento com outras representantes da luta feminina em Pelotas.

Também fizeram uso da palavra a deputada Miriam Marroni, as ex-vereadoras Cecilia Hypolito e Jacira Porto e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Diná Bandeira. Um painel com fotos de mulheres pelotenses, produzido pelo fotógrafo José Pacheco, está exposto na Câmara, mostrando as representantes da população em seu cotidiano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções