Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

CAPÃO DO LEÃO: Câmara cria comissão para processar o prefeito

27 março
09:44 2014
CLAUDIO Vitória no foco de ação movida por vereador do seu partido

CLAUDIO Vitória no foco de ação movida por vereador do seu partido

Às vésperas do Carnaval, que este ano será fora de época – dias 28, 29 e 30 deste mês -, eis que surge um samba-enredo na política leonense.  Na sessão da Câmara Municipal da terça-feira desta semana, o vereador Francisco Silveira(PDT) teve aprovado por unanimidade dos vereadores presentes ao plenário pedido de criação de uma comissão processante ao prefeito Cláudio Vitória, também do PDT. O relatório final da comissão poderá pedir ou não a cassação do mandato do prefeito. Antes disso, no entanto, o chefe do Executivo terá amplo direito de defesa.

Na justificativa do pedido aprovado, inclusive com os votos de duas vereadoras do PDT, Jane Gomes e Nazi Medeiros, presentes em plenário, o parlamentar elenca o “descumprimento de prazo pelo Executivo para responder pedidos de informações da Câmara”. De acordo com a Lei Orgânica do município, o prazo para que os pedidos sejam respondidos é de dez dias.

“Estamos tranquilos pois não cometemos nenhum crime e também não houve nenhum tipo de omissão às reivindicações da Câmara. Não cometemos nenhum ato prejudicial ao município nem à comunidade de Capão do Leão. Se houve algum erro foi de tempo de tramitação de documentos, e vamos apurar as responsabilidades para que não fique nada sem respostas, aos vereadores e à população”, disse o prefeito.

Num primeiro momento, os dois pedidos não respondidos teriam “trancado” na Procuradoria do Município, que nos meses de janeiro e fevereiro estava sobrecarregada de atividades e não teria conseguido atender as demandas do Legislativo. A procuradora, Gislaine Goldbaum, informa que a situação que motivou o atraso, era do conhecimento do presidente da Câmara.

A Comissão Processante será presidida pelo vereador Ailton Miranda(PTB) e terá como secretário e relator, respectivamente, os vereadores Élio Bica(PT) e Valdecir Lima (PMDB). Na sessão da terça-feira os outros vereadores do PDT, Hugo Albuquerque e Toninho Matias não estavam presentes.

POR OUTRO lado, o presidente do diretório municipal do PDT de Capão do Leão, Paulo Leite, informou que nesta quinta-feira o diretório será reunido para analisar a “desagradável e desgastante” situação provocada pela atuação dos vereadores pedetistas.

“Temos de ter calma, já fizemos contato com a direção estadual do Partido e vamos conversar entre nós, diretório e vereadores, para alinhar o passo da nossa sigla sem prejuízos de nenhuma parte”, resumiu o dirigente partidário.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções