Ceron suspende tratamentos quimioterápicos
Falta de repasses pela Santa Casa deixa mais de 200 pacientes por dia sem o atendimento
Pacientes que fazem tratamento quimioterápico no Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron) – Santa Casa de Misericórdia de Pelotas – vão sentir na pele os efeitos da falta de repasses ao pagamento pelos serviços prestados. O Centro não está recebendo e, por conseguinte, suspendeu o atendimento. Trabalhadores do Centro – que pedem para não serem identificados – informam que o número de pacientes que ficarão sem o serviço supera 200 por dia. Mas não sabem o valor devido pela Santa Casa.
“Sem os recursos não há como adquirir os medicamentos necessários à realização dos tratamentos quimioterápicos”, garante o informante.
A Reportagem do DIÁRIO DA MANHÃ não conseguiu contato com os gestores do Ceron, mas apurou que houve o envio de documento ao Ministério Público informando a gravidade da situação financeira em virtude da falta de repasses, assim com a decisão de suspender os tratamentos quimioterápicos. As consultas, no entanto, prosseguem, assim como os tratamentos radioterápicos a cerca de 110 pacientes por dia.
A direção da Santa Casa também não quis se manifestar, mas informou através da assessoria da provedoria que espera pelos gestores públicos para poder solucionar o problema, sem maiores traumas aos pacientes que se encontram em tratamento.