Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

DE SAÍDA : Goleiro Paulo Sérgio não concorda com a reserva e deixa o Pelotas

14 fevereiro
08:45 2014
Paulo Sérgio teve momentos de herói como nas decisões por pênaltis em 2013 Foto: Alisson Assumpção/DM

Paulo Sérgio teve momentos de herói como nas decisões por pênaltis em 2013
Foto: Alisson Assumpção/DM

Dois estão saindo; outros dois estão chegando. São mudanças de última hora no elenco do Pelotas. Na tarde desta quinta-feira, o presidente Ítalo Gomes confirmou a rescisão de contrato de Paulo Sérgio e Mateus Borges. A surpresa ficou por conta da saída do goleiro, que vinha sendo titular da equipe desde sua chegada ao clube em julho do ano passado. O jogador não aceitou a decisão da comissão técnica em colocá-lo na reserva do time.

A saída de Mateus Borges era esperada, porque o jogador recebeu uma proposta do Comercial de Ribeirão Preto. A liberação demorou um pouco em função da necessidade de pagamento da multa contratual. Já Paulo Sérgio pediu para deixar o clube ao ser informado que ficaria na reserva nas partidas diante do Aimoré, domingo, e Passo Fundo, na quarta-feira. “Acredito que ele não estava comprometido com este momento do Pelotas”, disse Ítalo Gomes.

O Pelotas corre contra o tempo para fazer mais duas contratações. Uma delas é para a posição de goleiro. “Vamos trazer um jogador com o mesmo nível dos outros dois (Roger Kath e Diego)”, frisou o presidente. Entre as especulações, Vanderlei, ex-Brasil, foi citado. Ele está no Rio Branco do Acre. O outro contratado é para o ataque – o tão necessário atacante de velocidade. O prazo para inscrever jogadores para o restante do Gauchão se encerra às 19h desta sexta-feira.

Herói nas decisões por pênaltis se despede

Roger Kath ganha chance de jogar, depois de período na reserva

Roger Kath ganha chance de jogar, depois de período na reserva

Paulo Sérgio oscilou sempre entre a condição de herói e vilão no time do Pelotas. Ele foi decisivo nas conquistas da vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2014 e do título da Supercopa Gaúcha. Mas teve falhas que geram insegurança. A mais criticada ocorreu nos minutos finais do jogo contra o Internacional, dia 5 de fevereiro, quando errou a saída de gol e tomou o gol da vitória colorada.

O melhor momento do goleiro foi nas decisões por pênaltis contra Novo Hamburgo e Inter nas fases semifinal e final da Supercopa. Paulo Sérgio defendeu cobranças feitas pelos adversários e mostrou ainda frieza e precisão para converter sua tentativa. Na primeira rodada do Gauchão – derrota para o Esportivo por 3 a 2 -, ele confirmou sua fama de “pegador de pênalti”, defendendo o chute de Vini.

Mesmo que o Pelotas contrate um goleiro para ser titular, a camisa 1 será de Roger Kath na partida de domingo, diante do Aimoré, em São Leopoldo. Um jogo em que pode definir o futuro do time na competição. Se ganhar, o Lobão parte fortalecido para a disputa de vaga nas oitavas de final. Já a derrota significa fracasso num confronto direto, com o peso de ter que carregar a lanterna.

Roger Kath pode recuperar agora uma chance perdida em 2010. Ele tinha sido titular no título da Copa Lupi Martins e na campanha de acesso do clube à primeira divisão. Mas não ficou no clube para jogar o Campeonato Gaúcho. Roger voltou à Boca do Lobo no ano passado, mas nestes sete meses ficou na reserva de Paulo Sérgio.

Com a saída de Mateus Borges, o técnico Paulo Porto ficou sem mais um meia no grupo: Mithyuê e Lucas estão lesionados; e Jefferson, suspenso.

Bate Pronto – por Caldenei Gomes

Sem meias

Nada está tão ruim de que não possa piorar. Essa expressão tão comum entre pessimistas e derrotados se enquadra na realidade do Pelotas. A cada jogo o técnico Paulo Porto perde um ou dois jogadores lesionados. Antes faltou volante, o que fez com que fossem escalados três zagueiros, alterando o esquema tático da equipe. Agora, a perda em série é na linha de meias.

Os três meias, que começaram o Bra-Pel de domingo, estão fora do jogo em São Leopoldo: Mithyuê e Lucas, lesionados; e Jefferson, suspenso. A pior de todas as perdas é Lucas, que foi o principal destaque da equipe nas últimas três partidas. Os dois últimos gols do time (entre os míseros cinco marcados até agora no Gauchão) foram feitos por dele.

ELTON – O atacante Elton (19 anos) – uma das revelações do Pelotas em 2013 – não aceitou a renovação de contrato com o clube e se deu bem. Ele assinou com o Internacional para integrar o grupo sub-20. O jogador foi opção importante na campanha de conquista da Sul/Fronteira e da Recopa pelo Lobão. Foi dele, inclusive, a cobrança do pênalti, que garantiu o título da Recopa Gaúcha, justamente contra o Inter. 

………………………………….

Disparidade

Em sete rodadas do Gauchão, os times do Grupo A abriram 21 pontos de vantagem (no somatório de todos os pontos) sobre os do B. Enquanto numa chave, a soma chega a 84 pontos, na outra, a contagem se esgota em 63. O quadro se mantém o mesmo: entre as quatro equipes de melhor campanha, três são do Grupo A. Apenas o Grêmio, com 12 pontos (três menos do que o Brasil) representa o Grupo B.

…………………………………………………….

 

– A candidatura de oposição de Francisco Novelletto à presidência da CBF está praticamente inviabilizada. O possível candidato da situação, Marco Polo Del Nero, já teria o apoio de 23 das 27 federações estaduais. Para o registro de chapa é preciso que ocorra a assinatura formal de oito federações e de cinco clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Ou seja, uma regra que já aniquila a oposição. 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções