Disputa pelo comando tricolor
Por muitos anos, a eleição anual no Farroupilha era apenas uma formalidade. Era simplesmente a recondução de Ewaldo Poeta para mais um mandato. Isso ocorreu por quase 40 anos, com alguns pequenos intervalos. Agora, no entanto, o clube vive um momento de divisão interna e pelo segundo ano consecutivo pode ter disputa pelo cargo de presidente. Reginaldo Bacci é candidato à reeleição, mas deve surgir uma indicação alternativa, com o apoio justamente de Poeta. Esse candidato é Tiago Guidoti, que foi diretor de futebol em 2013.
A eleição ocorre nesta quinta-feira, às 19h (primeira chamada), no salão de festas do Edifício Imperador – Rua Anchieta, 2.105. O estatuto do Farroupilha estabelece eleição para o presidente do clube e para os membros do Conselho Fiscal. As candidaturas devem ser apresentadas às 19h – diretamente para a mesa que irá presidir a sessão ordinária. O colégio eleitoral é composto por 30 conselheiros titulares e 10 suplentes.
Bacci pretende continuar sua administração no clube. No ano passado, com o apoio de Ewaldo Poeta, ele foi eleito com ampla maioria dos votos dos conselheiros. A vitória contra o oposicionista Éber Morales foi de 19 votos a 1 – e houve um voto nulo. Só que durante o ano, Reginaldo Bacci reclamou da falta de apoio dos tricolores, especialmente dos conselheiros. Ele chegou a revelar que apenas sete dos 40 conselheiros pagaram suas mensalidades em 2014. Quem não estiver em dia não poderá votar.
Ewaldo Poeta tem dito que não pretende retornar ao comando do clube. Mas isso não impede que ele indique alguém para ser o opositor de Bacci – até porque o atual presidente do Conselho Deliberativo tem manifestado sua preocupação com o futuro do clube. Guidoti deve ser essa segunda opção para a escolha dos conselheiros.