GABRIEL ROBE : Concentração na reta de chegada
Líder do Campeonato Brasileiro de Turismo, piloto pelotense foca as duas últimas etapas de olho no título da temporada
Após uma disputa iniciada em março, Gabriel Robe pode conquistar em menos de dois meses seu primeiro título no Campeonato Brasileiro de Turismo – categoria considerada a porta de entrada à Stock Car. Um feito inédito também para a cidade de Pelotas e região Sul do Estado.
Restando duas etapas, de um total de oito, o piloto pelotense lidera o campeonato com apenas três pontos de vantagem para o companheiro de equipe Márcio Campos. Como 80 pontos ainda estão em jogo, a diferença parece irrisória. Mas Robe garante: “Neste momento qualquer ponto é ponto. Na rodada passada (em Curitiba) tinha um empate triplo, e saímos de lá a três do segundo e 18 do terceiro”, recorda.
Otimista, o jovem talento local aponta ainda outros fatores que podem ser favoráveis nesta reta final. Um deles, o momento físico. Apesar da proximidade do final da temporada, o condutor do carro 35 transmite confiança.
“Claro que esse cansaço psicológico e físico existe chegando ao fim do ano, somos atletas profissionais e temos uma rotina desgastante. Mas, pessoalmente, me considero no meu melhor momento. A cada treino e corrida que faço melhoro minhas marcas”, comenta.
GALERIA – Dono de quatro vitórias no ano – o maior vencedor da temporada -, Robe tem como próximo desafio a etapa de Curvelo, em Minas Gerais, no dia 20 de novembro. O local, uma novidade no calendário das principais categorias de automobilismo do país, ainda é desconhecido pelo piloto
“É uma pista neutra para quase todos. O Edson Coelho (quinto colocado no campeonato) já correu lá por outra categoria, mas nenhum dos outros pilotos, nem da Stock Car, correram lá. Vamos ter de nos adaptar no fim de semana, pois vai ser o primeiro evento grande lá”, afirma Robe.
Ao invés de temer o desafio, porém, o pelotense prevê o que pode beneficiá-lo na etapa “misteriosa”. “Estou acostumado em me adaptar rapidamente por causa do kart, modalidade na qual geralmente se corre por todo Brasil em pistas diferentes, e isso pode me trazer vantagens. Alguns concorrentes nunca tiveram essa mesma experiencia”, afirma.
Por conta do elevado número de pontos em jogo, 10 pilotos brigam com Robe pelo título. O líder acredita, no entanto, que a disputa é reduzida a um grupo especial: “Acredito que cinco ainda brigam pelo campeonato. Os que vêm andando sempre na frente. Mas vou fazer de tudo para trazer o título para Pelotas”, afirma.
ETAPA FINAL
A decisão ocorrerá em Interlagos, no dia 11 de dezembro. A partir de então, será o momento de projetar a temporada seguinte. Algo que ainda não foi concluído.
Para 2017 o planejamento está em aberto. Estamos em negociação com algumas equipes da Stock Car, mas apesar de ser o próximo passo, é um passo muito grande. Parece perto, mas não é bem assim. Ainda estamos atrás parceiros para viabilizar este sonho.”
SUPORTE – Biscoitos Zezé, Biri Refrigerantes, Arroz São Joaquim, Posto Figueira, Infoar, Webcontinental, Viemar Indústria Automotiva e Roal patrocinam o piloto e sua equipe, a Motortech Competições, de Caxias do Sul, que conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Na preparação de Robe um time de primeira: Tiago Campos, Fisioterapeura, e Maurício Nunes, Educador Físico (Personal) são os apoiadores na parte de preparação física, na Academia do Billy Knorr