Grupos ampliados nas copas regionais
A Federação Gaúcha de Futebol ampliou a composição dos grupos das copas regionais do segundo semestre. Isso é possível em função do maior número de equipes inseridas na competição, embora possa ainda haver desistências até a próxima segunda-feira. Os 24 times foram divididos em três chaves de oito. A competição começa a ser disputada no dia 3 de agosto.
No ano passado, as copas regionais tiveram a participação de 19 equipes. O grupo Sul/Fronteira contou com apenas cinco times. A FGF estabeleceu decidiu que irá multar as equipes que desistirem fora do prazo limite (dia 9). O vencedor das regionais se classifica para a Supercopa, que, por sua vez, leva o campeão à Série D do Brasileiro.
Paralelamente será disputada a Copa RS – no modelo da Copa do Brasil, que pode colocar a equipe campeã na Série D ou na Copa do Brasil. O torneio começa no dia 6 de agosto.
Brasil
O Brasil já havia antecipado que só participaria da Copa RS, que é disputada no sistema de mata-mata. Para o vice de futebol Cláudio Montanelli, a prioridade tem que ser o Brasileiro da Série D. “Nós estamos fazendo uma loucura para tentar uma vaga na Série C”, disse. Os jogos da competição estadual serão realizados aos meios de semana.
Pelotas
O Pelotas decidiu participar apenas da Copa RS, que será disputada paralelamente ao Brasileiro da Série D. O vice-presidente Flávio Gastaud justificou a ausência na Sul/Fronteira, apontando que não teria como coincidir com o Brasileiro. O clube já comunicou à FGF que não irá jogar a Sul/Fronteira, embora esteja incluindo na competição.
Serrana
- Brasil de Farroupilha
- Esportivo
- Garibaldi
- Juventude
- Marau
- Passo Fundo
- Panambi
- Veranópolis
Metropolitana
- 15 de Novembro
- Internacional
- São José/PA
- Cruzeiro
- Aimoré
- Cerâmica
- Estância Velha
- Novo Hamburgo
Su/Fronteira
- Pelotas
- Bagé
- Farroupilha
- São Paulo
- Santa Cruz
- Guarani/VA
- Lajeadense
- Grêmio