Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Habilitada UTI Pediátrica para pacientes do SUS

Habilitada UTI Pediátrica para pacientes do SUS
04 dezembro
06:15 2014

Um encontro realizado terça-feira, em Porto Alegre, pôs fim à angústia de centenas de famílias de Pelotas e região.

Enfim, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) teve sua resolução assinada pela secretária de Saúde do Estado, Sandra Fagundes, aprovando assim a habilitação e complementação de leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

SECRETÁRIA Estadual da Saúde assinou habilitação

SECRETÁRIA Estadual da Saúde assinou habilitação

Com equipamentos custeados pelo governo do Estado prontos para utilização, o HUSFP aguardava a assinatura para passar a atender os pacientes da rede SUS. Até então, em caráter provisório, o atendimento era destinado somente a pacientes particulares. Segundo a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a assinatura da resolução ocorreu de maneira rápida e atendendo aos prazos estipulados.

“A entidade só não teve a habilitação da UTI Pediátrica liberada antes por questões legais do município. A entrega final dos documentos foi protocolada em 13 de novembro, mesma data da realização da inspeção sanitária. O ofício quanto à equipe de profissionais foi recebido somente dia 11 do mês passado. Sem a entrega de toda essa documentação o Estado estava impossibilitado de tramitar o processo”, disse o coordenador Milton Martins.

Com a liberação do funcionamento da UTI Pediátrica, o hospital passa a receber o recurso mensal de R$ 83.337,00. A deputada Miriam Marroni (PT), responsável pela articulação do processo junto à Secretaria de Saúde, relembra que o governo do Estado investiu R$ 1 milhão em obras que permitiram a separação da UTI neonatal da pediátrica, facilitando o acesso e melhorando o serviço prestado aos pacientes.

“Era inadmissível termos um estrutura montada com equipamentos e profissionais e estarmos redirecionando pacientes para outras regiões do Estado. Procuramos a Secretaria de Saúde e auxiliamos na celeridade para que a resolução fosse assinada e o hospital passasse a prestar o serviço que lhe é competente”, comentou a parlamentar.

A UTI Pediátrica do HUSFP atende crianças de 30 dias a 12 anos. Possui 10 leitos, sendo oito para atendimento da rede SUS e os outros dois para convênios e pacientes particulares.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções