Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Ivan Duarte questiona descaso com Praça do Pop Center

Ivan Duarte questiona descaso com Praça do Pop Center
13 março
17:35 2014

O vereador Ivan Duarte (PT) encaminhou ao superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, no Rio Grande do Sul, Eduardo Mahan, um pedido de informações sobre os documentos arqueológicos que envolvem a área do Pop Center e a Praça Cipriano Barcellos. Em discurso, esta manhã, 13/03, Ivan apresentou cópia do contrato assinado entre a empresa que venceu a licitação para construir e administrar o shopping popular, em que a Vérdi-Cadiz se compromete a requalificar a Praça em 90 dias e a mantê-la em condições de uso. Em 2013, a empresa disse que não podia reformar o local porque ali existiria um “sítio arqueológico (local com resquícios pré-históricos)”.

“Não é só isso”, afirma o parlamentar. “Em 12 de agosto de 2013, o prefeito divulgou na imprensa que a empresa iria contratar um escritório de arqueologia para comprovar se, na área da Praça haveria, ou não, um sítio arqueológico que impediria as reformas programadas no local”.

Na mesma matéria, o prefeito ainda afirmou que “precisaria alterar o orçamento anual para estipular dotação específica, e ainda necessitaria de procedimento licitatório para contratação de trabalho arqueológico especializado”.  Conforme o texto veiculado na imprensa, o diretor da Vérdi-Cadiz, Laerte Sopper, aceitou o pedido do prefeito para que a empresa contratasse um escritório de arqueologia.

Vereador Ivan Duarte pediu documentação

Vereador Ivan Duarte pediu documentação

“Pelo contrato firmado com a Prefeitura, esta empresa vai ganhar R$ 98 milhões com o Pop Center, entre os aluguéis das bancas, o uso dos banheiros e do estacionamento”, disse Ivan Duarte. O vereador afirma que o aluguel das bancas, que medem, em média, 2X2, é de R$ 700,00, “o mais caro de Pelotas para esse tamanho”. “Quem não pagar está na rua”, completou o petista.

“Assim está fácil ser prefeito”, continuou o parlamentar. “Concede um terreno aos empresários e depois bota a culpa no Iphan para que eles não façam a sua parte”. Mas, afirma, “construir aquele elefante amarelo podia? Naquela área não existia nenhum sítio arqueológico? E a obra que o Sanep fez somente para beneficiar o shopping e que prejudicou a cidade? “

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções