KARATÊ OLÍMPICO : Atleta da Shidokan participa de pré-olímpico brasileiro em Tocantins
Fernando Moraes, 20 anos, começa neste fim de semana no Tocantins a caminhada em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio no Japão. Nestes dias 8 e 9 será realizada a fase final do pré-olímpico brasileiro de karatê, que tem a finalidade de formar a seleção nacional do país. Essa modalidade se tornou esporte olímpico e fará sua estreia na próxima edição dos Jogos.
Atleta da Associação Shidokan, Fernando Moraes, vê o Brasil com capacidade de se tornar uma potência no karatê. “O nível técnico do karatê brasileiro é muito elevado. Vamos chegar aos Jogos Olímpicos com grande chance de medalha”, afirma. Particularmente, ele acredita que possa pleitear a conquista de índice olímpico. “A gente está sempre evoluindo e buscando manter alto rendimento. Comecei a competir em 2011 e, em 2013, já fui campeonato mundial na Espanha, enfrentando os melhores do mundo. Então dá para sonhar”, completa.
A Shidokan pratica o estilo shotokan e é filiada à Federação Gaúcha de Karatê (FGK), que, por extensão, pertence a rede da CBK (confederação nacional) e WKF (entidade mundial). São as entidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A equipe brasileira, que será formada nesta competição de Tocantins, irá buscar vaga nos Jogos Olímpicos em dois torneios classificatórios: Sul-Americano e Pan-Americano, que ocorrerão em 2018.
APOIO – A busca por apoiadores (patrocínio) é uma luta paralela no esporte. Fernando Moraes diz que já foi competir no Amazonas, Pernambuco, Uruguai e Bahia, custeando as despesas do próprio bolso. Agora ele tem o apoio da Prefeitura de Pelotas por meio da Smed (Secretaria Municipal de Educação e Desporto), com recursos do programa ProEsporte. “Nós, gaúchos, temos uma desvantagem em relação a outros estados, que possuem bolsa-atleta através de programas estaduais de incentivo ao esporte”, ressalta.
Nesta viagem a Tocantins, Fernando é novamente acompanhado pelo pai e técnico, Ilton Moraes. O atleta compete nas modalidades de kata (demonstração) e kumite (luta) na categoria até 75 kg.