NADA DEFINIDO : Treino amplia possibilidades
O treino da Seleção Brasileira nesta quarta-feira não serviu para apontar a tendência de escalação, mas sim para ampliar as hipóteses de formação da equipe, que amanhã enfrenta a Colômbia, em Fortaleza, pelas quartas de final da Copa do Mundo. O técnico Luiz Felipe Scolari promoveu uma verdadeira transformação no time, observando seis reservas, além de testar a equipe sem centroavante e com três zagueiros. Este foi o último treino do Brasil na Granja Comary, em Teresópolis, antes da viagem para a capital cearense, que ocorreu no começo da noite.
A formação inicial não teve Fred. Com o “falso 9”, o ataque foi formado por Neymar e Hulk. Sem Luiz Gustavo, que está suspenso pelo segundo cartão amarelo, e com Fernandinho entre os reservas, o meio-campo teve Ramires, Hernanes, Willian e Oscar. Depois de cinco minutos, Felipão voltou a ter a formação preferida, com Fred na função centralizada do ataque.
Nesta segunda formação, Fernandinho e Paulinho entraram na equipe titular para compor a dupla de volantes. Durante o treino, Felipão deu uma chance para Maicon na lateral-direita e testou a formação com três zagueiros. Henrique entrou no time, com a saída outra vez de Fred. Por fim, Marcelo deixou o campo mancando e a vaga foi ocupada por Maxwell.
Diante de tantas possibilidades, a tendência de equipe para enfrentar a Colômbia é Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho, Neymar, Oscar e Hulk; Fred.
PENDURADOS – O Brasil necessita ter muito controle disciplinar na partida diante da Colômbia, nesta sexta-feira, às 17h, no Castelão, em Fortaleza. Seis jogadores entram “pendurados” em campo, com cartão amarelo. Em caso de classificação da seleção, quem for punido fica fora da semifinal. A lista tem os titulares Neymar, Thiago Silva, Hulk e Daniel Alves; e os reservas Ramires e Jô.
APITO – O espanhol Carlos Velasco Carballo foi confirmado nesta quarta-feira pela Fifa como o árbitro de Brasil e Colômbia nas quartas de final. Velasco será auxiliado pelos seus compatriotas Roberto Alonso Fernández e Juan Yuste. Aos 43 anos, o árbitro irá trabalhar em sua terceira partida nesta Copa. Ele foi o juiz da vitória do Uruguai por 2 a 1 diante da Inglaterra e no triunfo da Bósnia por 3 a 1 contra o Irã.
Nem lesão e nem abalo emocional
A pancada no joelho da perna direita não causou mais do que um susto. Neymar garantiu em entrevista coletiva na Granja Comary, em Teresópolis, nesta quarta-feira, que está totalmente recuperado para enfrentar os colombianos. O jogador negou também que o grupo da seleção esteja passando por problemas emocionais.
“Eu estou bem, recuperado. Sobre o emocional, ninguém está com problema. Está todo mundo bem. Foi um jogo emocionante (contra o Chile), onde fiquei muito emocionado. Cada um tem sua emoção. Estamos todos bem, preparados para enfrentar a Colômbia e se Deus quiser passar de fase”, disse Neymar.
Sem a proteção no joelho, como nos dias anteriores, o craque do Brasil participou normalmente do treino de ontem. Neymar se irritou ao ser questionado sobre a falta de alegria do time. “É porque você não está em campo e você não sabe”, respondeu ao jornalista.
David Luiz é o melhor
O craque da Copa do Mundo até as oitavas de final é David Luiz, zagueiro da Seleção Brasileira. Autor do gol no empate por 1 a 1 com o Chile, sábado passado, no Mineirão, e com uma cobrança de pênalti na decisão da vaga, o jogador tem a melhor média no ranking elaborado pela Fifa. A relação dos 10 melhores (ver quadro) foi divulgada nesta quarta-feira pela entidade mundial. David Luiz tem a média de 9,79 nas quatro partidas até agora no torneio.
Curiosamente, os dois primeiros colocados da lista serão adversários nesta sexta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, no confronto entre Brasil e Colômbia pelas quartas de final. A segunda posição está com o colombiano James Rodríguez, com a média de 9,74. O meio-campista é o artilheiro da Copa do Mundo, com cinco gols – dois deles marcados na vitória de 2 a 0 diante do Uruguai nas oitavas de final.
O principal destaque individual do Brasil, Neymar – autor de quatro gols na Copa – aparece na sexta posição. Sua média é de 9,54. O somatório de suas notas caiu em função do rendimento apático na partida contra os chilenos. Outro brasileiro que está na lista é Thiago Silva. Lionel Messi, que vem sendo decisivo na campanha da Argentina, na aparece na lista dos 10 melhores nesta relação da Fifa.
1º – David Luiz (Brasil) – 9,79
2º – James Rodríguez (Colômbia) – 9,74
3º – Karim Benzema (França) – 9,7
4º – Arjen Robben (Holanda) – 9,66
5º – Jan Vertonghen (Bélgica) – 9,62
6º – Neymar (Brasil) – 9,59
7º – Thiago Silva (Brasil) – 9,56
8º – Ivan Perisic (Croácia) – 9,53
9º – Johan Djourou (Suíça) – 9,5
10º – Thomas Müller (Alemanha) – 9,48