Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

NOIA CAMPEÃO : Um título do interior

08 maio
08:43 2017

O Novo Hamburgo quebrou a sequência de títulos do Internacional, que buscava o heptacampeonato gaúcho. Uma façanha do time do Vale dos Sinos. A taça de 2017 ficou nas mãos de quem fez a melhor campanha no Campeonato Gaúcho. O Noia foi quem mais venceu na competição: nove vitórias. Foi quem menos perdeu: apenas duas derrotas e empatou seis vezes. Não perdeu nenhum dos seis jogos contra a Dupla Gre-Nal.

A constatação de que um fenômeno estava ocorrendo no Estádio do Vale se deu logo no começo da competição. O Novo Hamburgo ganhou seus seis primeiros jogos. Só foi perder a invencibilidade na sétima rodada. Fechou a fase classificatória com a melhor campanha. O futebol equilibrado e ofensivo ganhou maturidade ao vencer duas vezes (por 1 a 0) o São José nas quartas de final.

Nas semifinais, o Noia eliminou o Grêmio, com dois empates por 1 a 1. Depois do segundo jogo, a vaga foi conquistada nos pênaltis. O mesmo caminho foi percorrido na final contra o Internacional: empate por 2 a 2 no Beira-Rio e por 1 a 0 no Centenário em Caxias do Sul, mas ganhando nos pênaltis por 3 a 1. Diante da Dupla Gre-Nal, o Novo Hamburgo somou uma vitória e cinco empates.

Página 1 foto 1

O Rio Grande é anilado

Novo Hamburgo, o melhor do Gauchão, festeja título inédito na sua história

O registro histórico do Campeonato Gaúcho passa a ter mais um clube na galeria de campeões. É o Novo Hamburgo. Um justo campeão. O time de melhor campanha ao longo da competição e que eliminou a Dupla Gre-Nal nas semifinais e na final do Gauchão. O título foi conquistado com a vitória por 3 a 1 nos pênaltis, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal na partida deste domingo no Centenário, em Caxias do Sul, contra o Internacional. Na primeira partida da decisão houve empate por 2 a 2 no Beira-Rio.

Nas duas partidas das finais, o Novo Hamburgo aterrorizou a defesa colorada na jogada aérea. Logo aos dois minutos, João Paulo teve a chance do gol, mas a bola passou junto à trave, após uma cobrança de lateral do lado direito. O Inter equilibrou a partida e teve alguns momentos de ataque – inclusive, um lance duvidoso na área sobre Brenner -, mas o Noia se mostrou mortal na bola alta. Numa cobrança de escanteio, Ernando colocou a bola contra a própria rede.

Branquinho, Júlio Santos e Pablo comemoram: façanha do Novo Hamburgo, o merecido campeão de 2017 Foto: Agência Estado

Branquinho, Júlio Santos e Pablo comemoram: façanha do Novo Hamburgo, o merecido campeão de 2017
Foto: Agência Estado

O Inter sentiu o gol e o Novo Hamburgo dominou o restante do primeiro tempo, com uma marcação adiantada, forçando o adversário ao erro na saída de jogo. No intervalo, Antônio Carlos Zago sacou Ernando, promoveu a volta de Wendel para a lateral-esquerda e colocou Carlos no ataque. O time vermelho começou a segunda etapa pressionando e empatou com Rodrigo Dourado, aos três minutos. Atacou muito no segundo tempo. Finalizou a gol, mas errou sempre o alvo.

Nos pênaltis, o Inter perdeu com três cobranças: D’Alessandro e Cuesta mandaram a bola no travessão; e o goleiro Mateus pegou o chute de Nico López. Só William converteu sua cobrança. Para o Novo Hamburgo, os gols foram de João Paulo, Júlio Santos e Pablo. Leo carimbou também o travessão.

NOVO HAMBURGO

Mateus Cavichiolli; Leo, Júlio Santos, Pablo e Assis (Leo Carioca); Amaral, Jardel, Preto, Branquinho (Lucas Santos) e Juninho; João Paulo. Técnico: Beto Campos.

INTERNACIONAL

Danilo Fernandes, William, Leo Ortiz, Victor Cuesta e Ernando (Carlos, depois de Diego); Rodrigo Dourado, Edenilson, Wendel e D’Alessandro; Nico López e Brenner. Técnico: Antônio Carlos Zago.

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul

Árbitro: Leandro Vuaden

Assistentes: Rafael da Silva Alves e Elio Nepumoceno

Cartões amarelos: Júlio Santos e Pablo (NH); D’Alessandro (I)

Gols: Ernando (contra – 21min do primeiro tempo); Rodrigo Dourado (3min do segundo tempo)

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções