PARAJIRGS : 14 ouros na bagagem de pelotenses
A quinta edição dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul para pessoas portadoras de deficiências (Parajirgs) foi realizada neste fim de semana nas cidades de Porto Alegre e Canoas. A delegação pelotense contou com 24 atletas, os quais pertencem as equipes do Louis Braille, do Cerenepe e do Clube Brilhantes. Eles participaram das modalidades de atletismo, goalball e natação, conquistado 14 medalhas de ouro.
O “carro-chefe” da equipe pelotense foi o atletismo, com a conquista de resultados expressivos. Alessandra Bento conquistou a medalha de ouro no salto em distância e no arremesso do peso na categoria DV (Deficiente Visual) total. Já Lívia da Silva ficou com a primeira colocação nas provas de salto em distância e no arremesso do peso para DV parcial. Outro destaque foi Luã Sias, que foi campeão no salto em distância e no lançamento do dardo – categoria DV parcial.
Mais duas medalhas foram garantidas por Álvaro Ribeiro – ouro nos 1.500m e prata nos 5.000m na categoria de DV total. Michael Douglas do Santos ficou com a primeira colocação nos 100 e 200 metros da DV total. Já Tainã Duarte foi ouro no arremesso do peso e no lançamento do disco – DV parcial. Por fim, Marcelo Gante ganhou o ouro nos 1.500m e 5.000m para atletas com DF (Deficiência física).
No goalball, que é praticado exclusivamente por atletas com deficiência visual e que consiste no desafio de arremessar a bola com a mão no gol adversário, a equipe de pelotense ficou com a medalha de bronze. O time foi composto por Álvaro Ribeiro, Luã Sias e Michael Douglas dos Santos.
Já na natação, Alexia Juliane Steim foi a primeira atleta pelotense a ganhar uma medalha nos Parajirgs nesta modalidade. Ela faturou o ouro nas provas de 50m peito, 50m e 100m livres.
Os Parajirgs é a maior competição para pessoas portadoras de deficiência do Rio Grande do Sul. É destinada para portadores de deficiências visuais, físicas e intelectual.