Pelotas é a quinta melhor gestão de Saúde Bucal do Brasil
O Município foi um dos vencedores da categoria de mais de 300 mil habitantes do Prêmio do Conselho Federal de Odontologia (CFO), exercício 2017
Pelotas foi uma das cinco cidades vencedoras do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal, iniciativa pioneira que estimula o investimento no atendimento odontológico no Brasil. O resultado final do Prêmio, exercício 2017, foi homologado pela Portaria CFO-SEC-90, de 20 de setembro de 2018, após análise processual realizada pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde. O resultado do certame colocou Pelotas na lista das cinco melhores gestões de Saúde Bucal de todo o país, junto com capitais como Curitiba, Florianópolis e Manaus, e Diadema, da grande São Paulo
Presidente do CFO, Juliano do Vale diz que “o prêmio é uma forma de o CFO reconhecer e agraciar os municípios que dão a devida importância à saúde bucal. Os municípios que participaram, os classificados e os vencedores são exemplos de boas práticas e elas precisam ser devidamente reconhecidas”.
“É um orgulho e uma satisfação ter o reconhecimento nacional de um órgão respeitado, como o Conselho Federal de Odontologia, que constata em Pelotas o compromisso com a Saúde Bucal municipal. Pelotas aparece nesse cenário de vencedores que inclui três capitais e um município de grande porte de São Paulo, Diadema, e também é o único do Rio Grande do Sul apontado entre as cinco primeiras colocações de cidades com mais de 300 mil habitantes. O prêmio mostra que a gestão em saúde bucal de Pelotas continua em um caminho de confiabilidade e de boas práticas”, ponderou a secretária de Saúde, Ana Costa.
Coordenadora da Saúde Bucal da SMS, Letycia Barros Gonçalves enfatiza que o quinto lugar nacional foi conquistado a partir da comprovação documental de uma série de quesitos (veja abaixo), e destaca a imprescindível atuação dos profissionais.
“São eles que estão lá na ponta e possibilitam que todos os projetos que criamos sejam desenvolvidos, são nossos parceiros. Sem os profissionais, nada disso seria possível”, frisou.
O PRÊMIO
Instituído pelo CFO em 2005, o prêmio é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, a partir da lista de critérios que devem ser devidamente comprovados, logo avaliada pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.
Vencedores da categoria “Municípios acima de 300.001 habitantes”:
1º – Curitiba (PR)
2º – Diadema (SP)
3º – Florianópolis (SC)
4º – Manaus (AM)
5º – Pelotas (RS)