Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

POLÊMICA : CBF quer acelerar volta dos Campeonatos Brasileiros para início de agosto

POLÊMICA  : CBF quer acelerar volta dos Campeonatos Brasileiros para início de agosto
29 junho
09:10 2020

Por: Henrique König

Futebol é uma caixinha de surpresas. É a frase mais batida a respeito da modalidade e vale para boas ou más notícias. Em tempos em que a bola parou de rolar por conta da pandemia mundial, a retomada está realmente uma sucessão de surpresas. A última é sobre a volta do Campeonato Brasileiro. Em decisão vertical, de cima para baixo, a CBF pronunciou-se a favor do retorno dos nacionais das Séries A e B no fim de semana de 8 e 9 de agosto. A polêmica manifestação gera repercussão de norte a sul do Brasil.

Com o planejamento de retornar os nacionais em agosto e finalizá-los em fevereiro de 2021, a CBF atropela completamente os calendários estaduais. O Rio Grande do Sul trabalhava com o retorno de datas ainda para julho, mas tudo indica que não terá tempo hábil e o calendário de finalização do Gauchão ocorreria em agosto. Mas, com o começo do Campeonato Brasileiro em suas diferentes divisões, com o planejamento de duas partidas por semana, os Estaduais novamente ficariam escanteados, sem datas possíveis.

Federação mais forte, com o Estadual mais valorizado e a maior presença de equipes entre Série A e Série B do Brasileiro, o estado de São Paulo contestou a decisão da CBF do retorno para início de agosto. Por medida do governo João Doria, os clubes paulistas voltariam aos treinos somente na arrancada de julho e planejavam um tempo de intertemporada para a retomada do ritmo, rumo aos jogos. Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Bragantino são os impactados da primeira divisão do Brasileirão.

Local da sede da CBF, o Rio de Janeiro é que decidiu pela retomada dianteira do Estadual. Entretanto, o próprio prefeito Marcelo Crivella chegou a voltar atrás e congelar novamente as partidas na capital do estado. Fluminense e Botafogo lutaram contra a FERJ para adiar a volta do futebol. Não atendidos, Tricolor e Alvinegro mantiveram protestos em manifestações, mas não levaram o imbróglio

à Justiça comum. O Campeonato Carioca retorna neste final de semana e parece o único com datas possíveis para clubes conciliarem Estadual e Nacional.

Série B

Clubes se organizaram para solicitar retorno da Série B para o fim de semana seguinte ao previsto, em 14 de agosto. Agremiações também querem uma revisão na tabela de jogos, para não haver maiores prejuízos pelos desgastes dos deslocamentos. Outro ponto é pedirem para CBF um maior auxílio com as passagens. O GE Brasil, por exemplo, pela distância dos adversários, é um dos mais prejudicados com a aproximação de datas entre uma partida e outra. O tempo de viagens é longo e o tempo para o descanso se torna reduzido.

Palavra da FGF

Bandeira vermelha, de risco alto de contaminação, volta para Caxias do Sul, que acompanha Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo nessa situação. São as sedes escolhidas pela Federação para o encerramento do Estadual. “Precisamos esperar o retorno do governo do estado em relação às ideias que tivemos sobre a retomada do Campeonato Gaúcho, além da confirmação das datas que a CBF propôs. Acredito que o Gauchão vai se encerrar, sim, mesmo com as dificuldades em relação às datas”, disse o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções