RUMO À COPA SÃO PAULO : Xavante busca fazer história em Tanabi
Rubro-Negro coloca a base na maior competição nacional para aproveitar atletas
Por: Henrique König
Categorias de base são, há mais de década, a solução para muitos problemas nos clubes. Apertou o financeiro para contratar? Tenha uma base pronta. Quer alavancar o clube com uma venda? Uma base pronta. Quer jogador conhecedor da equipe e identificado com a torcida? É com a base pronta.
E a do Brasil vem como? Viaja para Tanabi na virada do ano onde inicia o caminho no Grupo 9 da Copa São Paulo de Juniores, a principal competição nacional, com 128 participantes em 32 chaves, com a organização da Federação Paulista em sua 51ª edição.
O Xavante demorou a arrancar o projeto positivo de categorias de base, mas ele tem dado os primeiros frutos. O elenco profissional já conta com os goleiros Marcelo e Davi, o lateral Raphael, o volante Hippolito, o meia Octávio e os atacantes Fabrício e Gelton. O zagueiro Jacone, subido da base, deve ter empréstimo renovado para outro clube, após passar pelo Ceará de Armando Dessessards.
Já os atacantes Fabrício dos Santos (irmão de Cléverson) e Luiz Henrique vão disputar a Copa São Paulo por Grêmio e Internacional, respectivamente. O Grêmio tem o direito de compra de Fabrício até o dia 31 de janeiro. Caso não renove o contrato, ele deve retornar ao Xavante. Recentemente, Fabrício foi campeão da Copa Ipiranga Sub-20 pelo Tricolor de Porto Alegre.
No elenco para a disputa da Copa São Paulo, algumas promessas começaram a assinar contrato profissional com o Brasil. Na informação de Rafaela Tavares, do Rede Esportiva, o zagueiro Pedro Miritz (17), volante Pedro Azevedo (19), meia Kleyber (19) e os atacantes Winicius (18), Luiz Filipe (17) e Leonardo (17) estão subindo esse patamar com o Xavante. O objetivo é valorizar os garotos que se destacaram em uma temporada considerada vencedora, com títulos da Copa Teutônia sub-17, da Copa Safergs (do Sindicato dos Árbitros) e vices do Estadual sub-17 e da Copa Federação Gaúcha sub-19, onde o Brasil tentava o bicampeonato. Além disso, protege do assédio de outras camisas do país.
A coordenação da base segue com Fábio Borba, que não tem medido esforços nos projetos pelas diferentes categorias e pelo Centro de Treinamentos, o CFA Xavante. O técnico do Brasil sub-20 é Yuri Salenave. A Copa São Paulo de Juniores ocorre de 2 a 25 de janeiro, encerrada em tradicional evento do aniversário da capital paulista.
Com sede em Tanabi, o Grupo 9 do Brasil tem a presença dos donos da casa, do Votuporanguense e do Fortaleza.
- 03/01 – 15h15: Brasil x Fortaleza
- 06/01 – 13h: Brasil x Tanabi
- 09/01 – 13h: Brasil x Votuporanguense