Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

SÃO FRANCISCO DE PAULA : Hospital comemora 56 anos de atividades

SÃO FRANCISCO DE PAULA : Hospital comemora 56 anos de atividades
27 junho
09:30 2014

O HUSFP/ UCPEL comemora, hoje,  56 anos de história. São profissionais das mais diversas áreas dedicados a cuidar e preservar a saúde, sempre movidos pelo espírito de superar desafios e promover a vida.

As transformações contínuas ocorridas nos últimos tempos em nosso hospital representaram um grande avanço para a área da saúde. Este fato beneficia toda a região que utiliza os serviços oferecidos em Pelotas, considerando que o hospital direciona cerca de 80% de seu atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde.

A  história  do   HUSFP  começa em 1958, data na qual foi fundada a Sociedade Hospital de Clínicas de Pelotas Dr. Francisco Simões S/A. Inicialmente a idéia era construir uma casa de saúde, mas o projeto avançou com êxito e se transformou em um hospital. No ano de 1976, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o bispo da diocese e reitor da instituição de ensino, Dom Antônio Zattera, adquiriu o controle da instituição denominada  na época Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas.

O nome atual da instituição, Hospital Universitário São Francisco de Paula surgiu no ano de 1996 com o objetivo de fortalecer a identidade da instituição e reforçar seu vínculo com a comunidade.

Ala pediátrica é referência

Ala pediátrica é referência

Como órgão auxiliar da Universidade Católica de Pelotas, o HUSFP tem como mantenedora a Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), responsável por, entre outras funções, regular a gestão do hospital.

Essa trajetória destaca o HUSFP como um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do estado.

SEGUINDO a sua visão, que é promover a saúde de forma ética e humanizada, por meio da assistência integrada com o ensino e a pesquisa, o HUSFP contou com grandes realizações nos últimos anos, tais como, inauguração do Centro Acadêmico, de nova Unidade Básica de Saúde (União de Bairros), do novo Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, reforma da UTI Neonatal e Pediátrica, implementação de uma nova torre de vídeo, aparelho de raio-x, dentre outros equipamentos, reforma de dois novos quartos na Maternidade, acréscimo de 4 leitos SUS na UTI geral, ampliação da estrutura da Farmácia do HUSFP com o acréscimo da migração da Farmácia Escola de Manipulação da UCPEL. Hoje considerada Farmácia Escola Unificada com a manipulação que agrega na produção de medicamentos destinados aos pacientes atendidos pelo Hospital. Dentre outras realizações da Farmácia, destaca-se também o início do trabalho de fracionamento de líquidos e pomadas, trabalho este realizado em vários hospitais do país que tem por objetivo principal a farmacoeconomia. Em  breve ocorrerá a reformulação do Departamento de Nutrição.

Recentemente, o HUSFP, inserido no Bloco 5, obteve a vitória na votação popular para alocar recursos estaduais destinados ao  orçamento de 2015. Com um número muito expressivo de votos, ficou garantido o repasse de recursos para a aquisição de equipamentos de neurocirurgia para o Hospital. A neurocirurgia é um procedimento de alta complexidade decisivo e que salva vidas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções