Diário da Manhã

terça, 07 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

SEGURANÇA PÚBLICA : Policiamento Comunitário completa um ano

28 junho
15:24 2015

Em junho do ano passado o Policiamento Comunitário era implantado no Município de Pelotas com intuito de aproximar ainda mais o policial militar da comunidade, para que houvesse uma interação de ambos, visando maior eficiência no desenvolvimento de seu trabalho.

O projeto do Governo do Estado é realizado na cidade em parceria com a prefeitura. A política de articulação entre os governos do Estado e do Município está garantindo hoje que as comunidades dos bairros recebam um reforço na segurança com o Policiamento Comunitário. “Estamos dando uma resposta à comunidade nesta demanda por segurança pública”, afirmou o prefeito Eduardo Leite, durante o ato de implantação dos 11 núcleos daqui.

“A população não entende as competências de cada esfera do governo, e quando enfrenta o problema ela demanda o poder público como um todo”, lembrou o prefeito, ressaltando que nesta área, apesar de não ser uma competência do Município, o investimento será de R$ 300 mil por ano na manutenção da estrutura do policiamento.

Os militares do Policiamento Comunitário moram no seu bairro de atuação, onde possibilita uma maior sensibilidade com o dia a dia da comunidade, porque está inserido no contexto daquele grupo como morador, assim fica a par das deficiências que há naquela determinada população. O policial atua de forma preventiva, a fim de manter a tranqüilidade e harmonia da sociedade, coibindo os delitos e diminuindo os índices criminais.

Na quinta-feira, os  policiais integrantes do Policiamento Comunitário do 4º Batalhão de Polícia Militar, se reuniram para uma avaliação interna do primeiro ano de implementação do projeto. Durante o encontro foram apresentadas as atividades desenvolvidas por cada núcleo, inclusive do projeto “Comunitário em Ação”, inspeção das viaturas e um almoço de confraternização. Estiveram presentes no acontecimento o subcomandante do 4º BPM, major Vasconcellos, a coordenadora do Policiamento Comunitário, capitã Vanessa e o capitão Marcelo Nogueira da PM3, além de todos os integrantes do projeto, que tem alcançado uma excelente aproximação junto à comunidade pelotense.

Na quarta-feira, dia 1º, ocorrerá uma Audiência Publica, às 18h na Câmara de Vereadores de Pelotas referente a um ano de Policiamento Comunitário.

PROJETO-  Em Pelotas, estão instalados dez núcleos fixos e um de coordenação, abrangendo todos os bairros. As unidades funcionam com quatro PMs residindo com suas famílias e trabalhando no local. Os grupos estão equipados com uma viatura e equipamento individual – pistola, colete a prova balas, bicicleta, rádio portátil e algemas, mas atuam como moradores, participando das ações das comunidades.
Os bairros estão agregados, em núcleos, da seguinte forma:

CÂMARA Municipal vai realizar Audiência Pública, dia 1º de Julho, às 18 horas, para assinalar a data

CÂMARA Municipal vai realizar Audiência Pública, dia 1º de Julho, às 18 horas, para assinalar a data

  • 1. Areal, Bom Jesus e Jardim Europa;
  • 2. Pestano, Eldorado e Getúlio Vargas;
  •  3. Santa Terezinha, Cohab Lindóia, Py Crespo e Sítio Floresta;
  • 4. Cruzeiro, Umuharama e Recanto de Portugal;
  •  5. Balneário dos Prazeres e Colônia Z3;
  • 6. Obelisco, Dunas e Vasco Pires;
  •  7. Fátima, Porto, Balsa e Navegantes;
  • 8. Simões Lopes e Padre Réus;
  •  9. Gotuzzo, Cohab Fragata e Verona;
  •  10. Fragata, Guabiroba e Farroupilha;
  • 11. Coordenação.

Ainda que o principal objetivo do projeto não seja atacar crimes como tráfico ou homicídios, as estatísticas de onde o programa já foi implementado apontam para uma redução significativa em todos os delitos – em alguns municípios chegou a cair 57% o número de homicídios e 100% o de latrocínios (roubo seguido de morte).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções