VELOCIDADE : Sonho gaúcho à fórmula 1
O piloto gaúcho Matheus Leist conseguiu um feito que apenas outros 12 brasileiros alcançaram: ser campeão da Fórmula 3 inglesa, uma das categorias de acesso para a Fórmula 1. Com a conquista nesta temporada, o piloto de apenas 18 anos repete o que Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi fizeram no início de suas respectivas carreiras.
Mesmo com a chegada na Fórmula 1 sendo um sonho ainda distante, Leist acredita que a saída de Felipe Massa possa ajudá-lo em seu caminho até a principal categoria do automobilismo. ” A saída do Massa me deixa mais tranquilo por saber que podem surgir algumas oportunidades para os pilotos mais novos”, afirmou Leist,
Em princípio, com a saída de Massa, a Fórmula 1 deverá ter apenas um representante brasileiro na próxima temporada: Felipe Nasr. O país não conquista uma vitória na categoria desde 2009, com Rubens Barrichello.
BARREIRA – Para chegar na Fórmula 1, o talento apenas não é suficiente. Cada vez mais aumenta o número de pilotos que conseguem vagas em escuderias por conta dos grandes patrocínios que o acompanham.
O caso mais recente é do canadense Lance Stroll, de 17 anos, apontado como substituto de Massa na Williams. Seu pai, Lawrence Stroll, teria colocado US$ 35 milhões (aproximadamente R$ 110 milhões) à disposição para garantir a entrada do piloto na categoria.