Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Pacientes do SUS terão mais quatro leitos de UTI no HUSFP

12 maio
18:12 2014

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) passará a disponibilizar mais quatro leitos de UTI adulta a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a medida, chega a 57 o número total de leitos de UTI adulta disponíveis pelos quatros hospitais contratualizados pela prefeitura de Pelotas (veja abaixo). “No momento, estes quatro leitos estão ocupados por pacientes privados ou conveniados, mas à medida em que eles forem tendo alta os leitos já ficarão disponíveis exclusivamente para pacientes do SUS”, explicou o diretor de Assistência do HUSFP Edevar Rodrigues Machado Júnior.

Eduardo Leite em visita do hospital Foto: Rafa Marin

Eduardo Leite em visita ao hospital
Foto: Rafa Marin

O prefeito Eduardo Leite esteve em visita ao HUSFP, no início da tarde desta segunda-feira (12/05/2014), acompanhado pela secretária de Saúde Arita Bergmann e pela superintendente de Gestão Ambulatorial e Hospitalar Beatriz Sedrez. Na oportunidade, os gestores municipais se reuniram com Edevar Machado Júnior, com o diretor de Gestão do HUSFP Valdir Schafer e com Moema Chatkin, diretora do Centro de Ciências e da Saúde da UCPel e representante do reitor José Carlos Bachettini Júnior.

Eduardo lembrou que, embora em um primeiro momento o número possa parecer pouco expressivo, representa 40% do total de leitos que eram disponibilizados pelo HUSFP a pacientes do SUS e quase 50% da demanda média de leitos do Pronto Socorro de Pelotas (PSP) – que fica em torno de oito. “Esses leitos são de extrema importância para reduzir o número de pessoas que aguardam por um lugar na UTI. Com certeza será uma boa contribuição para minimizar as dificuldades enfrentadas pelo sistema.”

O prefeito também destacou que “quando se fala em disponibilizar leitos não estamos falando apenas em oferecer camas, mas sim todos os recursos necessários para um tratamento de UTI de qualidade, como equipamentos, medicamentos e os serviços de uma equipe especializada.”

Para viabilizar que os quatro leitos – que antes eram destinados a pacientes privados ou de convênios – atendam usuários do SUS, foi assinado um termo aditivo ao convênio já existente entre a prefeitura e a UCPel, por meio do qual o HUSFP passará a receber mais R$ 935 mil ao ano – em torno de R$ 78 mil mensais -, recursos do Ministério da Saúde (MS).

Condição – Arita recordou que, para que o hospital contratualizado receba os incentivos respectivos a disponibilização dos leitos para usuários do SUS todos os pacientes devem ser encaminhados pela Central de Regulação da SMS.

Leitos de UTI adulta disponibilizados aos pacientes do SUS em Pelotas:

  • 20 leitos – Sociedade Portuguesa de Beneficência
  • 17 leitos – Santa Casa de Misericórdia
  • 14 leitos (antes eram 10) – HUSFP/UCPel
  • 06 leitos – Hospital Escola da Fundação de Apoio Universitário FAU/UFPel
  • Total: 57 leitos

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções