Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

PELOTAS : Elenco composto de acordo com a ideia tática preferida de Thiago

15 dezembro
08:21 2017

Quem assistiu aos últimos jogos do Pelotas na Copa Paulo Sant’Ana possui ideia clara sobre o modelo a ser utilizado pelo técnico Thiago Gomes no começo da temporada de 2018. Ou seja, o novo ano começa como terminou o anterior, embora com personagens diferentes. A montagem do elenco está sendo feita a partir da ideia tática do treinador.

Thiago Gomes pretende manter o modelo tático, que encaixou nas últimas partidas da Paulo Sant’Ana Foto: Tales Leal/Assessoria ECP

Thiago Gomes pretende manter o modelo tático, que encaixou nas últimas partidas da Paulo Sant’Ana
Foto: Tales Leal/Assessoria ECP

“Manteremos a ideia tática do final da Copa Paulo Sant’Ana, com a mesmas variações do 4-1-4-1 ou que pode ser chamado também de 4-3-3, porque temos dois médios saindo, um meia mais organizador do jogo, um atacante de velocidade e o centroavante”, explica Thiago Gomes.

Alguns personagens é que serão diferentes. Tiago Gaúcho dá o suporte de marcação à frente da defesa, os médios volantes pela direita são Rodrigo Vitor e Carlos Eduardo (um deles será escolhido como titular); e pela esquerda a disputa entre Jean Roberto e Germano. Se for confirmada a contratação de Daniel Carvalho, o camisa 10 vai desempenhar a função que era de Rafinha na competição anterior, flutuando pelo setor de ataque. Haverá ainda um atacante de velocidade e o centroavante: Giancarlo ou Giovane Gomes – este último está com o contrato praticamente renovado com o clube.

PREPARAÇÃO – Thiago Gomes entende que o Pelotas está num bom ritmo de preparação para a próxima temporada. “Vejo com um bom olhar nossa preparação: não estamos atrasados e nem adiantados”, afirma, dizendo que o primeiro momento de formação do elenco foi o de maior dificuldade, porque havia a concorrência com times da primeira divisão dos estaduais. Agora a disputa por jogadores é com times da mesma divisão. Porém, não representa vantagem.

“Está havendo uma disputa muita acirrada, com Passo Fundo, Ypiranga, Aimoré. O Inter de Santa Maria também está anunciando alguns jogadores. Mas tivemos algumas vitórias importantes, como a manutenção de uma base da Paulo Sant’Ana. Conseguimos manter alguns jogadores importantes. Perdemos outros, o que é normal”, completa o treinador.

Daniel Carvalho: ideia é usar o meia flutuando no setor ofensivo

Daniel Carvalho: ideia é usar o meia flutuando no setor ofensivo

Liberdade para Daniel

Thiago Gomes tem em mente qual a forma de aproveitar Daniel Carvalho na equipe do Pelotas. O meia terá liberdade para flutuar pelo sistema ofensivo, usando seu talento perto da área adversária. Mas não é apenas a tarefa tática que irá determinar o melhor aproveitamento do jogador, que está sem treinar em regime diário desde o final da participação do Lobo na Divisão de Acesso do ano passado.

“Eu tive quatro reuniões com o Daniel para expor nossa metodologia de trabalho, da forma em que gosto de trabalhar. Ele entendeu perfeitamente. Espero que agora dê tudo certo (negociação com a diretoria), porque o Daniel está com muita vontade de ajudar o Pelotas e de entrar para a história do clube junto com todos nós. Talento ele tem muito. Com certeza vai ser uma das nossas referências no campeonato”, acrescenta. “O Daniel terá a oportunidade de fazer uma pré-temporada boa, o que não foi possível no começo deste ano, e ele sentiu muito essa carência física”, completa o treinador.

A importância da sequência

Ao contrário de anos anteriores, o Pelotas se prepara para a Divisão de Acesso, dando continuidade a um trabalho iniciado em julho passado. A permanência de Thiago Gomes é um dos fatores que produzem esperança que a temporada de 2018 seja diferente. Quem o clube possa finalmente fechar esse ciclo na segunda divisão. Thiago ressalta a importância de dar sequência ao trabalho.

“Isso é fundamental. Quando você chega num clube, leva sempre algum tempo para conhecer o clube, as pessoas, saber da história e da cultura desse clube. A sequência minimiza erros e comprovadamente dá mais chance de sucesso. Aqui no Pelotas nós já temos uma rotina de trabalho em todos os setores – desde a cozinha, no vestiário, no departamento médico (…) É importante ter essa rotina estabelecida. Nossa comissão técnica também já se conhece melhor, tem agora uma relação de amizade”, diz o técnico.

Conhecendo a história e a cultura do clube: rotina estabelecida

Conhecendo a história e a cultura do clube: rotina estabelecida

Sem favorito para subir

Sem favorito. É desta forma que Thiago Gomes projeta a Divisão de Acesso. “Se você disser que tem um favorito, vai estar mentindo.  E não tem favorito porque o nível de investimento dos clubes é muito parecido. Não dá para dizer que o Pelotas é favorito, apesar de sua tradição e torcida, porque a realidade não é que nem a do Real Madrid para o Osasuna ou o Mallorca. Aqui é muito parecido. O Aimoré talvez tenha um pouco mais de recursos por causa da vaga na Copa do Brasil e o Ypiranga por jogar a Série C do Brasileiro, mas não é muita diferença”.

Thiago prevê um campeonato muito difícil. “Vamos precisar de muito trabalho, muito treino e muito apoio de nossa torcida. O que vai ser o diferencial é a torcida do Pelotas”, afirma. Em função dessa força que emana da arquibancada, o treinador quer sua equipe com vantagem nos confrontos do mata-mata. “Sempre deixo bem claro que quero ficar entre os dois primeiros colocados do grupo. Se entendo que nossa torcida é o diferencial, eu tenho que trazer para dentro de casa os jogos decisivos, porque temos que subir neste ano”, conclui. –

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções