Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

TRANSPORTE ESCOLAR : Donos de vans mobilizados para barrar projeto

TRANSPORTE ESCOLAR : Donos de vans mobilizados para barrar projeto
04 agosto
09:57 2015

O vereador e líder comunitário Vicente Amaral (PSDB) recebeu na última semana, em seu gabinete, uma comissão representativa de proprietários de vans de transporte escolar.

O grupo formado por Endrigo Lessa, Simone Bergman Amaral, Luciano Cabeda e Maicon Gonzales, procurou o edil levando a preocupação diante da nova Lei nº 5383/2013 do deputado federal Leonardo Quintão, de Minas Gerais, que apresentou diversas emendas de outros deputados em que a classe destes trabalhadores será extremamente prejudicada.

VEREADOR Vicente Amaral recebeu comitiva local

VEREADOR Vicente Amaral recebeu comitiva local

A lei citada institui uma padronização dos veículos para micro-ônibus. Se esta lei for aprovada e entrar em vigor, as vans não poderão mais serem utilizadas. A comissão acredita que com o desuso profissional das vans, elas acabarão fora de mercado para sua finalidade principal, ocasionando prejuízos e ainda onerando os profissionais pela compra de um micro-ônibus padronizado que poderá chegar até cerca de R$300 mil reais. Estas medidas deverão ocasionar um aumento nos valores do transporte escolar, o que também dificultará o transporte escolar de crianças em diversas famílias brasileiras. Ou seja, um efeito dominó nesta cadeia econômica.

Este projeto de lei já tem resistência em todo País, a mídia já expôs algumas situações em que estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e até Minas Gerais possuem movimentos de oposição contra este projeto. A comissão das vans acredita que esta nova legislação possa ser uma estratégia para desafogar a indústria automobilística entre outros objetivos, pois esta indústria pretende vender até o inicio do ano de 2017, cerca de 300 mil micro-ônibus.

Protestos já foram realizados pela cidade

Protestos já foram realizados pela cidade

Para que nosso estado do Rio Grande do Sul, tenha representatividade em relação a esta situação, o vereador Vicente Amaral com o apoio do vereador Marcos Ferreira (PT), irá elaborar uma moção de repúdio a esta padronização de frotas do transporte escolar. Com o apoio dos demais parlamentares, e da comissão representativa enviarão esta moção a Assembleia Estadual, bem como para a Câmara dos Deputados Federais, alertando a todos parlamentares gaúchos para que se posicionem diante deste caso.

A comissão dos proprietários dos transportes escolares vem mantendo contato com todos deputados estaduais e federais do RS e tbm com outros movimentos de proprietários de transportes escolares de outros estados para que esta luta alcance o resultado que todos esperam.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções