Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

UFPEL : Livro conta a história do mais antigo professor em atividade

16 novembro
08:40 2018

Com 50 anos dedicados ao magistério, sendo 44 deles dentro da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel), o professor doutor Moacir Cardoso Elias acabou se tornando um símbolo da instituição e um exemplo para várias gerações de docentes e pesquisadores formados pela FAEM. E agora sua história virou livro: “Professor: Substantivo Próprio”. O lançamento da obra está marcado para as 19h desta sexta-feira, no estande da Câmara de Vereadores na 46ª Feira do Livro de Pelotas.

DEDICAÇÃO à docência estão nas páginas assinadas por Álvaro Guimarães

DEDICAÇÃO à docência estão nas páginas assinadas por Álvaro Guimarães

Na forma de uma grande reportagem a obra assinada pelo jornalista Álvaro Guimarães reconstrói a trajetória pessoal e profissional de Elias desde o interior de Canguçu, onde nasceu e cresceu, até a Faculdade de Agronomia e o Laboratório de Grãos (LabGrãos) da UFPel fundado por ele e hoje considerado um dos principais centros de pesquisas de grãos do país.

“Ser professor no Brasil hoje em dia é um desafio que atrai cada vez menos o interesse das novas gerações, então quando nos deparamos com uma história de superação, sucesso, dedicação e longevidade como a de Elias é impossível não a contar afinal ele dedicou os últimos 50 anos de sua vida a transmitir conhecimento, produzir ciência e formar homens e mulheres capazes de mudar o mundo à sua volta”, comenta o autor.

MARCAS REGISTRADAS – O legado científico de Elias – considerado referência internacional sobre pós-colheita de grãos e responsável pelo desenvolvimento da tecnologia nacional de parboilização de arroz – também é abordado no livro, tanto quanto a faceta humanista do professor responsável por revolucionar a relação entre alunos e professores na FAEM, apontada como uma das mais tradicionais e conservadores unidades da UFPel.

As relações de Elias com o esporte, atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Pelotas, com as letras – é membro da Academia Pelotense de Letras – e com a Igreja Católica também surgem como elementos para ajudar o leitor a entender um pouco mais sobre o personagem apontado por colegas, alunos e ex-alunos como parte indissociável da Faculdade de Agronomia, além de um exemplo a ser seguido e admirado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções