Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Charqueadas serão destaque no Dia Mundial do Turismo em Pelotas

05 setembro
16:07 2014
Reunião entre o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Fernando Estima e os proprietários das charqueadas

Reunião entre o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Fernando Estima e os proprietários das charqueadas

O 27 de setembro é lembrado, anualmente, como o Dia Mundial do Turismo. Para comemorar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), promoverá, nos dias 27 e 28 deste mês, uma série de atividades esportivas e de lazer envolvendo as charqueadas Boa Vista, São João, Costa do Abolengo e Santa Rita.

Essa participação foi tratada no final da tarde de ontem (04/09/14), na charqueada Boa Vista, entre o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Fernando Estima e os proprietários das charqueadas. No encontro também foi alinhado um grupo de trabalho das charqueadas com a Secretaria de Cultura (Secult), Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos(Sosu), no sentido de articular a logística do evento e melhorias de manutenção nas vias de acesso aos locais.

Estima falou sobre a programação que está sendo construída junto aos pontos turísticos de Pelotas e que em breve deve ser anunciada. De acordo com ele, as charqueadas irão recepcionar atividades afins. “Cada Charqueada deverá considerar a sua identidade ao propor a sua programação”, destacou.

Uma programação contendo mateadas, visitações, passeios ciclísticos e náuticos, cavalgadas, Mercado das Pulgas e Blitz do Doce está sendo projetada. O roteiro deverá estar fechado até a semana que vem, quando na quarta-feira (10/09/14) acontecerá mais uma reunião para definir quais atividades serão oferecidas à população. Já ficou acertado que no dia 28, domingo, na Charqueda Boa Vista, ocorrerá a travessia da Pelota sobre as águas do Arroio Pelotas para reconstituir costumes da época das charqueadas.

Ainda deverão ser feitos contatos com empresas locais para estabelecer parcerias que contribuam para realização de algumas atividades.

Por parte das charqueadas participaram do encontro, Marcelo Mazza (São João), Alejandro Marshall ( Boa Vista), Roderick Clark (Santa Rita),  Diego Marshall (Costa do Abolengo).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções