Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Patrimônio arquitetônico de Pelotas será representado por modelos virtuais desenvolvidos pela UFPel

Patrimônio arquitetônico de Pelotas será representado por modelos virtuais desenvolvidos pela UFPel
12 maio
14:25 2014

Termo de cooperação técnica a ser firmado entre a UFPel e a Prefeitura Municipal de Pelotas objetiva a conjugação de esforços no sentido de experimentar o uso de tecnologias de representação e de visualização avançada, assim como um objeto de design, para a valorização e difusão do patrimônio arquitetônico da cidade de Pelotas.

Pelo acordo, a UFPel deverá disponibilizar os resultados do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Modela Pelotas e do Projeto de Extensão Oficinas de Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital, ambos desenvolvidos pelo Grupo de Estudo para o Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital (Gegradi), registrado junto ao CNPq e dirigido por docentes do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUurb/UFPel).

Os resultados a serem disponibilizados referem-se à produção de representações relativas ao patrimônio arquitetônico de Pelotas, como modelos virtuais tridimensionais adequados para visualização em sistemas através da Internet e que permitem a interação em tempo real, imagens anamórficas, entre outros. Também serão disponibilizados ao Município os resultados do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa Alfa Gaviota, financiado pela Programa Alfa III da Comunidade Europeia e desenvolvido em rede de 12 universidades – quatro europeias e oito latinoamericanas, entre as quais a UFPel.

Será disponibilizada, ainda, identidade visual produzida por estudantes do Curso de Design Digital do Centro de Artes e Design, por ocasião da comemoração dos 200 anos de Pelotas.

Pelo acordo, a Prefeitura Municipal disponibilizará gratuitamente o acesso aos modelos virtuais tridimensionais através de seu site ou de sites de Secretarias Municipais e atualizará o acervo digital dos modelos a serem visualizados em realidade aumentada, na medida em que forem sendo disponibilizados pela UFPel.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções