Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Projeto Vida Ativa encerra 2014 com atendimento a 32 núcleos

15 dezembro
16:13 2014
Durante os eventos que são realizados nos núcleos e em datas especiais, como o Dia das Crianças, o projeto disponibiliza brinquedos infláveis, animação com palhaços, danças, pintura de rosto, jogos, brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinhas, slackline e oficinas de desenho, como forma de entretenimento

Durante os eventos que são realizados nos núcleos e em datas especiais, como o Dia das Crianças, o projeto disponibiliza brinquedos infláveis, animação com palhaços, danças, pintura de rosto, jogos, brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinhas, slackline e oficinas de desenho, como forma de entretenimento

Ao longo de 2014 o projeto Vida Ativa, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), desenvolveu atividades de lazer, esporte e cidadania em diversos bairros, promovendo a inclusão social. Criado em março de 2014, atualmente o projeto atende a 32 núcleos e reúne cerca de duas mil pessoas, com idades entre cinco e 85 anos de idade.

Um dos núcleos contemplados com aulas de ginástica e dança é o Vila Farroupilha, na Guabiroba. Diante dos ensinamentos do professor Diego Motta, aproximadamente 60 pessoas se movimentam em aulas animadas nas segundas e quartas-feiras, promovendo o bem estar e a saúde física. No Centro Social Urbano do Areal, pelo menos 45 idosos participam das aulas de ginástica com a professora Talita Ferreira e de dança, com a professora Mariana Ribeiro. Os encontros acontecem naAssociação dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar, que cede o local graças a uma parceria com o Vida Ativa.

Uma das mais animadas durante os encontros é a aposentada Shirley Larré, que participa do projeto desde o início das atividades no bairro. Ela conta que as aulas ajudam a melhorar o humor e o estresse do dia a dia, além de servir como uma forma de distração para toda a família. “Eu venho com a minha irmã e o meu cunhado e vejo que muita gente melhorou até de saúde desde que as aulas começaram aqui, a gente se distrai e se diverte dançando”, afirmou Shirley.

Além das aulas que são realizadas durante a semana, o projeto também visa integrar os alunos através de torneios esportivos, como o de Futsal Internúcleos que aconteceu em agosto e envolveu cerca de 130 alunos no ginásio de esportes da Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Durante os eventos que são realizados nos núcleos e em datas especiais, como o Dia das Crianças, o projeto disponibiliza brinquedos infláveis, animação com palhaços, danças, pintura de rosto, jogos, brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinhas, slackline e oficinas de desenho, como forma de entretenimento.

Após breve recesso entre 23 de dezembro e 02 de janeiro, o projeto Vida Ativa transfere seu experiente para a praia, onde promove o “Projeto Verão”. A proposta é contemplar os núcleos e seus alunos participantes com as atividades na beira da lagoa, promovendo uma colônia de férias. No mês de março o projeto volta a atender normalmente nos núcleos.

Participe

Os interessados em participar devem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou na página do projeto no Facebook: www.facebook.com/vidaativapelotasAtualmente o Vida Ativa em 32 núcleos diferentes: Cras São Gonçalo (Navegantes), Cras Areal, Centro de Convivência Colônia de Pescadores Z3, Centro de Convivência Castilho, Centro de Convivência do Bairro Dunas, Vila Farroupilha, Guabiroba Núcleos 1 e 2, Pestano, Hospital Universitário HU – Importante trabalho realizado pelos agentes Palhaço Roy Roy e Dona Joaninha, com os pacientes adultos da clínica oncológica e crianças internas da pediatria, além de participar do Programa de Internação Domiciliar (Pidi), Igreja Basa na Vinte de Setembro, Cohab Tablada Núcleo 1 e 2, Areal, Cohab Lindóia, CDD Dunas, Navegantes, Getulio Vargas, Posto Branco (Corrientes), Casa das Meninas 1, Simões Lopes 1 (Grupo Terceira Idade), Simões Lopes 2 (Associação de Moradores), Balsa (Sudeste), Balneário do Prazeres, Sest Senat (Três Vendas), Vila Castilhos, Cras Centro, Vila Gotuzzo, Centro Social Urbano Areal (CSU), Bairro Arco Íris, Instituto Nossa Senhora Conceição e Cras Três Vendas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções