Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

 Mais recentes

Reunião do Secretariado discute orçamento para 2016

Reunião do Secretariado discute orçamento para 2016
19 setembro
10:36 2015

O prefeito Eduardo Leite reuniu membros do primeiro escalão do governo, na manhã de sexta-feira (18/9/2015), para avaliar as projeções de gastos e solicitações de investimentos para o ano que vem. Em virtude do atual cenário econômico adverso será preciso estabelecer prioridades. A proposta do Município para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016 deverá ser encaminhada à Câmara de Vereadores até o fim de setembro.

Em sua fala, Eduardo destacou a responsabilidade dos gestores diante da crise que afeta toda a economia brasileira e pediu prudência na elaboração das previsões orçamentárias. “Projetar um orçamento em um cenário econômico e fiscal tão nebuloso é um grande desafio. Nosso planejamento precisa prever a ausência de repasses estaduais e federais que já estavam assegurados. Para não corrermos riscos ainda maiores, vamos ter que tomar medidas preventivas e reduzir gastos e investimentos da prefeitura”, ponderou.

Durante a reunião, cada um dos secretários fez um breve relato sobre os principais projetos de suas pastas, apresentou custos previstos com manutenção, compra de equipamentos, despesas e execução de obras, entre outros serviços, além de projetar gastos e solicitações de investimentos para o ano que vem.

Para o secretário Francisco Cruz, titular de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf), a previsão para o ano que vem não é nada otimista. Assim como o Estado e o País passam por uma grave crise financeira, também para o Município o ano de 2016 deve ser bastante difícil. As despesas básicas vão aumentar em função da alta da inflação e ainda são esperadas outras dificuldades, como a ausência de repasses dos governos estadual e federal. “Essa situação exige um planejamento cuidadoso e gestão firme da prefeitura”, destacou Cruz.

Apesar dos prognósticos desfavoráveis, o prefeito está determinado a fazer os ajustes que forem necessários para honrar os compromissos já assumidos com a população pelotense, entre eles garantir o funcionamento da UPA III Centro (na avenida Bento Gonçalves) e UPA I Areal (na avenida Ferreira Viana), que estarão concluídas até o final do ano, e as contrapartidas dos financiamentos federais para as obras de requalificação das vias estruturantes do Município.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções