Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Reitor visita o RE para avaliar cardápio oferecido aos alunos.

04 julho
14:16 2014

Nesta quinta-feira (03) o reitor, Mauro Del Pino, esteve no Restaurante Escola (RE) do Campus do Capão do Leão juntamente com a equipe da Fundação de Apoio à UFPel e a Cooperativa Sul Ecológica para avaliar a qualidade e a diversidade dos alimentos que estão sendo incluídos no cardápio. A comunidade acadêmica desfruta de uma alimentação mais nutritiva e saudável, desde novembro de 2013, quando a gestão da UFPel começou a promover mudanças no RE,  incluindo no cardápio alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar, livres de agrotóxicos e outras substâncias,

Desde novembro de 2013 o cardápio do RE está mais saudável Foto: Kátia Dias

Desde novembro de 2013 o cardápio do RE está mais saudável
Foto: Kátia Dias

Servimos saúde, afirma Mauro Del Pino, ao expor a preocupação de sua gestão com uma alimentação mais saudável e nutritiva. O que se constatou durante a visita no restaurante, diante a satisfação dos acadêmicos com o cardápio oferecido nos últimos meses. A inserção desses alimentos cinge 46% dos produtos utilizados atualmente no restaurante. Estima-se que com a Chamada Pública para a aquisição destes alimentos, passe a ser aproximadamente 100% vindos da agricultura familiar.

Esta proposta faz parte da politica de gestão da atual administração da UFPel, que através da Fundação de Apoio Universitário (FAU) assinou no dia 04 de junho, o termo de cooperação com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A assinatura deste termo visa à comercialização de gêneros alimentícios da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Institucional, que fortalece o projeto de desenvolvimento da agricultura familiar.  A Chamada Pública para a aquisição destes alimentos pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) para o Restaurante Escola (RE) acontecerá no dia 25 de julho.

O Programa – Criado com o objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) promove a compra alimentos orgânicos, fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização, valoriza a produção orgânica e agroecológica de alimentos, incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo. Cria mecanismos para o fortalecimento dos agricultores familiares e o desenvolvimento local dos municípios, por meio de compras públicas.

''Servimos saúde'' disse o reitor Foto: Kátia Dias

”Servimos saúde” disse o reitor
Foto: Kátia Dias

Há uma grande diversidade de produtos que podem ser adquiridos pelas instituições de ensino, com o objetivo de melhorar a alimentação e incluir a educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem. Esta iniciativa gera desenvolvimento sustentável, através da aquisição de gêneros alimentícios diversificados e produzidos nos municípios da região. Os principais produtos fornecidos são hortaliças, frutas, laticínios e grãos. Além de saudáveis, os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, respeitando o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e vegetação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções